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Microbiologia Aplicada

Código: BIOT159     Sigla: MA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 48 Plano Estudos 2015 3 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Alexandra Paiva dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Sónia Alexandra Paiva dos Santos 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Sónia Alexandra Paiva dos Santos 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se que os estudantes adquiram um domínio aprofundado da aplicação de microrganismos em diferentes dimensões com vantagens socioeconómicas para o Homem, nomeadamente na indústria alimentar, farmacêutica e ambiental. À componente teórica associa-se uma forte componente laboratorial, possibilitando ao estudante o contacto com áreas atuais da aplicação industrial de microrganismos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC espera-se que os estudantes estejam aptos a: 1. Identificar as aplicações dos microrganismos em diferentes indústrias; 2. Conhecer o potencial biotecnológico dos microrganismos aplicado a áreas da saúde, ambiental e da indústria agroalimentar; 3. Explicar as interações microbianas potencialmente vantajosas em biotecnologia; 4. Conhecer a microbiota humana e o seu papel na saúde; 5. Conhecer aplicações biotecnológicas específicas da área da saúde; 6. Compreender mecanismos subjacentes à adaptabilidade e à proliferação dos microrganismos em habitats como o solo, a água e os alimentos; 7. Compreender as principais aplicações biotecnológicas de microrganismos, bem como as suas limitações e riscos para a saúde; 8. Treinar a utilização de técnicas laboratoriais atuais no domínio da Microbiologia aplicada à biotecnologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ecologia microbiana: Diversidade microbiana e Ecologia. Ambientes físicos; 2. Microrganismos do mar e outros ambientes aquáticos: Adaptações microbianas. Exemplos de microrganismos destes ambientes; 3. Microrganismos de ambientes terrestre: O solo como ambiente microbiano. Exemplos de microrganismos destes ambientes; 4. Interações microbianas: Diversidade de interações. Interações Microrganismos – Homem, Microrganismos – Plantas, Microrganismos – Animais, Microrganismos – Atmosfera, Microrganismos – Solos, Microrganismos – Hidrosfera, Interações relevantes na Saúde humana; 5. Microbiologia clinica e imunologia. Identificação de microrganismos em várias amostras. Imunologia clinica: o papel dos serotipos. Testes de suscetibilidade. Vacinas, Interferões e agentes antimicrobianos; 6. Microbiologia alimentar. Microrganismos que crescem em alimentos. Controlo da conservação de alimentos. Infeções humanas associadas à ingestão de alimentos contaminados. Microbiologia de alimentos fermentados; 7. Microbiologia industrial. Tratamento de águas. Indústria microbiana: microrganismos e produtos. Biodegradação. Impactos da biotecnologia microbiana. Componente prática: 1. Identificação de microrganismos do solo; 2. Identificação de microrganismos usados no tratamento de águas; 3. Estudo de microrganismos na fermentação láctica; 4. Biotransformação de esteróides por fungos filamentosos; 5. Ensaios de quantificação de antibióticos; 6. Testes de suscetibilidade microbiana (TSA); 7. Aplicação de enzimas de restrição.

Bibliografia Obrigatória

Madigan, M. et al.; Brock Biology of Microorganisms Global Edition, Pearson Education Limited, 15ª Edição. , 2018
Lima N., Mota M.; Biotecnologia – Fundamentos e Aplicações. , Lidel, Porto , 2003

Bibliografia Complementar

Saxena S.; Applied Microbiology, Springer, New Delhi., 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A avaliação da UC é considerada como um todo integrando-se a componente teórica e prática. Na componente teórica recorre-se a uma metodologia expositiva-participativa privilegiando-se a participação dos estudantes, através de debates desenvolvidos no grupo turma em torno da discussão de tópicos. Na componente prática desenvolvem-se trabalhos que abrangem os conteúdos da UC e visam dotar o estudante com competências do âmbito do “saber-fazer”. Recorrer-se-á à plataforma e-learning Moodle para apoio ao ensino, nomeadamente como repositório de informação, fórum, entrega de trabalhos e realização de testes de auto-avaliação e de avaliação.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 70,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,50
Estudo autónomo 44,50
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A assiduidade obrigatória > 80%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:

35% Teste 1 + 35% Teste 2 + 15% Relatório + 15% trabalho de projeto de investigação.

Todos os elementos são de entrega obrigatória.

 

Exame (1ª Época e Recurso):

100% Exame

Ou

70% Exame + 15% Relatório + 15% trabalho de projeto de investigação

 

Exame (Época Especial):

100% Exame

Ou

70% Exame + 15% Relatório + 15% trabalho de projeto de investigação

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