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Biotecnologia Ambiental

Código: BIOT164     Sigla: BA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biotecnologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BIOT 26 Plano Estudos 2015 3 - 2 45 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Manuela Amarelo dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,50
Carla Manuela Amarelo dos Santos 2,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

A unidade curricular de Biotecnologia Ambiental tem como objetivos apresentar as principais formas de poluição ambiental na água, no ar e no solo, as características e os mecanismos de ação dos microrganismos na biodegradação de compostos orgânicos e inorgânicos, fornecer aos alunos conhecimentos essenciais de processos biotecnológicos aplicados às questões ambientais nomeadamente o estudo de processos de tratamento biotecnológicos para remediação, tratamento e conversão de resíduos e efluentes. Pretende-se que os alunos desenvolvam uma visão geral sobre a Biotecnologia Ambiental, explorando a sua transversalidade, rápido desenvolvimento e novos desafios das questões ambientais. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva a capacidade para a procura de soluções na preservação do meio ambiente.

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução: Microrganismos e metabolismos; Interações microbianas; Diversidade microbiológica.

2.Biotecnologia de águas e saúde pública: Microbiologia; Transmissão e deteção de patogénicos; Indicadores de qualidade; Cianobactérias e Algas; Monitorização.

3.Biotecnologia do solo e aterros sanitários: Microrganismos. Interações planta-microrganismos; Dinâmica da matéria orgânica. Compostagem; Metanogénese; Transformações do Azoto. Transformações do fósforo e enxofre. Biomineração.

4.Aerobiologia: Microrganismos. Dispersão e transporte. Chuva ácida. Monitorização e controle de patogénicos e toxinas.

5.Biodegradação e Biorremediação: Biodegradabilidade de compostos xenobióticos; Digestão anaeróbia. Biorremediação de solos e águas residuais. Biolixiviação. Biofiltração de gases. Biotecnologia aplicada à reciclagem.

6.Processos Biotecnológicos: ETAR - lamas activadas; Lagunagem. Leitos percoladores. Biodegradação de efluentes por discos rotativos. Estações de Digestão. Aterros Sanitários.

Bibliografia Obrigatória

Metcalf & Eddy; Wastewater Engineering: Treatment and Reuse, McGraw-Hill, 2003
Mackenzie Davis, David Cornwell; Introduction to Environmental Engineering, McGraw-Hill, 1998
Allan Scragg ; Environmental Biotechnology, Oxford University Press, 2005. ISBN: 9780199268672

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas da unidade curricular organizam-se em três blocos fundamentais: Efluentes líquidos, Poluição do ar e Resíduos Sólidos. Para cada um destes blocos será apresentada matéria teórica, promovendo o envolvimento e a participação de todos os alunos, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle. Através desta plataforma será criado um fórum de discussão dos temas abordados em cada semana de aulas. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas ou seminários de profissionais convidados, para a consolidação das temáticas lecionadas, bem como a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho a desenvolver em grupo. Em qualquer ocasião os alunos podem contactar o docente através da mesma plataforma.

Em regime de ensino à distância, as aulas serão realizadas por videoconferência expositiva ou em alternativa uma apresentação dos conteúdos em powerpoint comentado. Trabalho autónomo para o qual o docente disponibiliza bibliografia. Exercícios formativos semanais via Moodle ou Teams. Aula de esclarecimento de dúvidas e resolução dos exercícios formativos por videoconferência.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,50
Estudo autónomo 6,50
Frequência das aulas 45,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Sem regime de assiduidade

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo presencial: Avaliação contínua consiste na participação na aula (10%) + 2 testes individuais (60%)  + 1 Trabalho em grupo tipo Poster a submeter no Moodle com apresentação para a turma (30%).
Avaliação por exame ou época especial 80% exame e 20% trabalho ou 100% exame.


Modo à distância: Avaliação contínua consiste na entrega dos exercicios formativos semanais via moodle ou Teams (10%) + 2 testes individuais via Moodle ou teams (60%)  + 1 Trabalho em grupo tipo Poster a submeter no Moodle com apresentação por video conferência (30%).
Avaliação por exame ou época especial 80% exame e 20% trabalho ou 100% exame.

Se considerado conveniente será efetuada prova oral, para validação de notas, a todos os estudantes que obtiveram nota superior ou a igual a 9,5 valores.
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