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Fundamentos de Sistemas de Informação

Código: BINF004     Sigla: FSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 43 Plano Estudos 2016 1 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Fernandes da Anunciação Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Pedro Fernandes da Anunciação 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Pedro Fernandes da Anunciação 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

  •  Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à compreensão dos SI e do seu papel nas organizações, de modo particular na área da saúde;
  • Aquisição de conhecimentos nucleares em domínios associados aos SI (Gestão da Informação, Arquitetura, Gestão de Projetos, Auditoria, Ética);
  • Capacidade de identificação de soluções para problemas concretos no quadro dos SI a partir da leitura organizacional;
  • Identificar de alguns dos principais métodos, ferramentas e soluções no âmbito dos SI;
  • Identificação da importância das atividades de conceção, gestão e controlo dos SI em contexto organizacional;
  • Capacidade de reflexão crítica sobre questões relativas aos fundamentos dos SI;
  • Enquadramento da função e papel do Gestor de Sistemas de Informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão, no final da UC, demonstrar capacidade para trabalhar autonomamente e em equipa na identificação e compreensão das situações associadas aos sistemas de informação, evidenciando: capacidades básicas de análise e avaliação dos sistemas de informação organizacionais; utilização de alguns instrumentos de análise funcional no contexto da arquitetura dos sistemas de informação; identificação do ciclo de vida para a gestão da informação; compreensão da importância do conhecimento; compreensão das fases da gestão de projetos; importância da auditoria nos sistemas de informação; especificação de soluções interdisciplinares e criativas para os problemas em sistemas de informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Os desafios da Sociedade da Informação

  2. Organizações económicas (Estrutura, funções e níveis de gestão)

  3. Sistemas de Informação (Conceito e Âmbito)

  4. Informação e Conhecimento

  5. Arquitetura de Sistemas de Informação

  6. Gestão dos Sistemas de Informação

  7. Projetos em Sistemas de Informação

  8. Auditoria de Sistemas de Informação

  9. Ética e Sistemas de Informação

Bibliografia Obrigatória

Laudon, K. C. & Laudon, J. P.; Management Information Systems: Managing the Digital Firm, Pearson, 2017
Laudon, J. P. & Laudon, K. C. ; Essentials of MIS, Pearson Education Limited, 2016
Prado, E. & Souza, C. A.; Fundamentos de Sistemas de Informação, Campus, 2014
Rainer, R. K. & Turban, E. ; Introduction to Information Systems: Supporting and Transforming Business, John Wiley & Sons, 2008
Rainer, R. K.; Watson, H. J. & Prince, B.; Management Information Systems, John Wiley & Sons, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No âmbito teórico, será utilizada uma metodologia expositiva com a apresentação de conceitos, técnicas e metodologias, procurando-se suportar a respetiva exposição através de exemplos. Desenvolver-se-á também uma metodologia participativa que promova a participação e discussão dos exemplos ou casos práticos apresentados, fomentando a reflexão dos estudantes.

No que se refere à componente prática, procurar-se-á, através da resolução de situações concretas ou casos práticos, estimular os estudantes na procura de soluções para a natureza dos problemas apresentados e incentivar à análise e espírito crítico.

A componente prática será complementada por uma vertente tutória através da qual se procurará estimular a autonomia dos estudantes na compreensão e acompanhamento dos exercícios e casos práticos apresentados e no trabalho a desenvolver ao longo do semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não existe regime de avaliação da assiduidade.
A aprovação à UC encontra-se condicionada à obtenção de classificação final positiva superior 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua: realização de dois Testes Escritos Individuais (T1 e T2) - Classificação final = 0,4*T1 + 0.6*T2.

Exame: realização de um Exame Escrito Individual (Ex.) - Classificação final = Ex

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