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Bases de Dados

Código: BINF008     Sigla: BD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 46 Plano Estudos 2016 1 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Norberto Luís de Jesus Albino Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 8,00
Norberto Luís de Jesus Albino 6,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O estudante deverá ser capaz de projetar, conceber e implementar bases de dados utilizando o modelo relacional de bases de dados. São apresentados os conceitos, os vários modelos e os sistemas de bases de dados existentes. Pretende-se que adquira a capacidade de descrever a arquitetura de um Sistema de Gestão de Bases de Dados e e utilizar uma ferramenta de construção de bases de dados com esta abordagem. Deverá neste âmbito compreender o funcionamento transacional, os mecanismos de concorrencia, segurança e tolerância a falhas e autorização/autenticação num SGBD.

É também objetivo que o estudante adquira competências na análise e extração de informação da base de dados. Serão apresentadas as linguagens de definição de dados e de manipulação de dados.

Para a componente prática, de entre as ferramentas disponíveis, será utilizada uma base de dados de arquitetura cliente/servidor de referência no mercado.

Resultados de aprendizagem e competências

pretende-se obter os seguintes resultados de aprendizagem e competências:

Projetar e construir uma base de dados com recurso à modelação relacional;

Dominar os diferentes componentes de um SGBD;

Desenvolver scripts na linguagem SQL (structured Query Language);

Modo de trabalho

À distância

Programa

Conceitos sobre bases de dados: dados, informação e conhecimento;

Modelação e desenvolvimento de Bases de Dados.

Modelos:

  • de 1ª geração: modelo hierárquico e modelo em rede;
  • de 2ª geração: o modelo relacional;
  • de 3ª geração: modelos orientados a objetos e extensões ao modelo relacional (data warehouses, etc.).

Modelo relacional: Conceitos, regras de Codd, modelo entidade-relação, regras de integridade, normalização de bases de dados: as formas normais.

Linguagens de definição e de manipulação de dados. Álgebra relacional e linguagem de consulta SQL.

O sistema de gestão de Bases de Dados (SGBD) – a arquitetura ANSI/SPARC, características e requisitos.

Transacções em Bases de Dados

  • Propriedades ACID
  • Controlo de concorrência
  • Mecanismos de recuperação e tolerância a falhas
Desenvolvimento prático de uma base de dados utilizando o motor de base de dados Microsoft SQL Server. Exercícios sobre consultas à base de dados.

Bibliografia Obrigatória

Connolly, Thomas • Begg, Carolyn; Database Systems: A practical approach to design, Implementation and Management, 6th edition, Addison Wesley, 2014

Bibliografia Complementar

Carvalho, Vidal • Azevedo, Ana • Abreu, António ; Bases de Dados com Microsoft Access 2007, Desenho e Implementação, CentroAtlantico.pt, 2008
Elmasri, Ramez • Navathe, Shamkant B.; Fundamentals of Database Systems, 6th edition, Addison-Wesley, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão ministradas aulas teórico-práticas, utilizando a técnica expositiva, mediante a apresentação de slides(powerpoint) ou animações (prezi). Procura-se estimular o interesse, o raciocínio e o espírito crítico dos alunos.

Será utilizado o computador para efetuar os exercícios práticos.O aluno colocará em prática os conhecimentos teóricos adquiridos através da construção de um projeto de bases de dados relacionais, enquadrado com exercícios práticos. Para testar as bases de dados criadas nestes exercícios, será utilizado um motor de base de dados com uma arquitetura cliente/servidor.
Para além de construir o modelo de dados, o desenvolvimento deste projeto deverá dar ainda uma perceção do ponto de vista do utilizador, envolvendo a construção de uma interface de consulta à base de dados.
Para o efeito o aluno deverá utilizar uma ferramenta de acesso a bases de dados e que permita a construção de uma interface de formulários.

 

Software

SQL Server Developer Edition (gratuito)
SQL Server Management Studio (gratuito)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

A frequência das aulas não é obrigatória, nem considerada para efeitos de avaliação.

Considera-se com frequência à Unidade Curricular o estudante que realiza todas as componentes avaliativas e obtém uma classificação final superior ou igual a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:

Laboratório 1 x 20%
Laboratório 2 x 20%
Projeto final x 40%
Teste de avaliação contínua x 20%

Avaliação por Exame:

Projeto final x 40%
Exame x 60%

A mitigação de fraude será garantida pela obrigatoriedade de apresentação e defesa dos trabalhos e laboratórios realizados.

O teste escrito é presencial.

Observações

A mitigação de fraude será garantida pela obrigatoriedade de apresentação e defesa dos trabalhos e laboratórios realizados.

O teste escrito é presencial.
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