Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > BINF011

Linguagens de Programação I

Código: BINF011     Sigla: LPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 45 Plano Estudos 2016 1 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Sérgio Alexandre Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação.


No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:







  1.  Noção de algoritmia como a formalização da solução para um problema bem determinado numa sequência de ações elementares. 

  2. Analisar um algoritmo fornecido e prever o resultado final da sua execução;

  3. Desenhar algoritmos em linguagem natural e pseudo-código.

  4. Compreender e conhecer: a programação de computadores como um modo de descrever algoritmos numa linguagem formal passível de ser executada num computador de uso geral;

  5. princípios elementares da programação: variáveis; instruções de decisão; instruções de ciclo; listas e arrays; o ciclo tradicional de desenvolvimento de programas de computador:

  6. desenho, programação e teste.

  7. Aplicar os conhecimentos desses princípios básicos a linguagem de programação phyton.

  8. Ser capaz de traduzir um algoritmo dado num programa completo.

  9. Ser capaz de resolver um problema dado efetuando o seu desenho, programação e teste.





Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa





O computador de uso geral e os seus componentes
Algoritmos: Definição e história dos algoritmos. Exemplos de algoritmos simples. Como descrever um algoritmo
Introdução aos paradigmas das linguagens de programação
Elementos de linguagens de programação: Variáveis de tipos elementares. Expressões e atribuição de valores. Fluxo de execução de instruções. Instruções de decisão. Instruções de ciclo. Listas e arrays Algoritmos clássicos: Algoritmos de pesquisa. Algoritmos de ordenação
Entrada e saída de dados





Bibliografia Obrigatória

Pavão martins; PROGRAMAÇÃO EM PYTHON. INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO MÚLTIPLOS PARADIGMAS, IST, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a  partir do Moodle,  para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.

Software

https://www.anaconda.com/open-source

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


  • Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final


  • classificação final avaliação continua:  30 % 1º Teste + 30 % 2º Teste  + 40 % avaliação Laboratorial

  • classificação final por exame:  100 % Exame

Melhoria de classificação

Os alunos com aprovação só poderão fazer melhoria na época de recurso.

Observações


  • Situações de plágio em qualquer avaliação (teste, exame e projeto) serão penalizadas com a anulação do mesmo e encaminhadas para os órgãos competentes para medidas disciplinares. 

  • No caso de avaliações remotas poderá ser solicitada uma discussão oral para validação de competências, com impacto na nota dessa mesmo avaliação. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-04-26 às 13:58:08