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Bioquímica

Código: BINF014     Sigla: BQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 27 Plano Estudos 2016 2 - 4,5 52,5 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Sofia Guedes de Campos Justino Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Marta Sofia Guedes de Campos Justino 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta UC é o conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos), das interações destas com o solvente água, e do modo como elas reagem controladamente no contexto da célula viva.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá conseguir descrever a estrutura e funções de proteínas, aplicar métodos de isolamento e caracterização de proteínas, interpretar parâmetros de cinética enzimática, conhecer as funções e estruturas de vários glícidos e lípidos, a constituição e propriedades das membranas biológicas, a estrutura e características dos ácidos nucleicos, e ter noções básicas de técnicas de ADN recombinante.
Saberá as funções ATP, NAD(P)H e FAD no metabolismo e as principais vias metabólicas celulares, realizando cálculos de bioenergética.
Pretende-se o desenvolvimento a capacidade de relacionar e integrar os conceitos de forma a visualizar o funcionamento celular como um todo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Capítulo 1. Aspetos introdutórios da bioquímica: Biodiversidade dos organismos vivos vs. uniformidade bioquímica; diferentes tipos de células e suas características; funções biológicas em sistemas aquosos.

Capítulo 2. Biomoléculas: aminoácidos e péptidos-propriedades; Propriedades, funções e estruturas das proteínas; métodos de separação, purificação, quantificação das proteínas; Enzimas-modo de acção e cinética enzimática; Função e estrutura dos lípidos biológicos; Membranas biológicas: composição, função e sistemas de transporte; Nucléotidos e ácidos nucleicos – estruturas, propriedades, função. Fluxo da informação genética – replicação, transcrição e tradução. Tecnologia de ADN recombinante. Estrutura e função dos glícidos

Capítulo 3. Bioenérgética e metabolismo: fundamentos de bioenergética, via metabólica catabólica e anabólica. Glicólise, ciclo do citrato, via dos fosfatos de pentose, cadeia respiratória, beta-oxidação de ácidos gordos, degradação de aminoácidos para obtenção de energia, ciclo da ureia.

Bibliografia Obrigatória

coord. Alexandre Quintas, Ana Ponces Freire, Manuel J. Halpern; Bioquímica : organização molecular da vida, Lidel, 2008. ISBN: 978-972-757-431-5
Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Lubert Stryer; Biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2007. ISBN: 978-0-7167-8724-2
David L. Nelson, Michael M. Cox; Lehninger principles of biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2008. ISBN: 0-7167-7108-X (5ª ed.)
Keith Wilson, John Walker; Principles and techniques of biochemistry and molecular biology, Cambridge University Press, 2010. ISBN: 978-0-521-73167-6
David L. Nelson, Michael M. Cox; Lehninger principles of biochemistry, W. H. Freeman and Company, 2005. ISBN: 0-7167-4339-6

Bibliografia Complementar

coord. Manuel Júdice Halpern; Bioquímica, Lidel, 1997. ISBN: 972-757-042-9
Richard I. Gumport, FRank H. Deis, Nancy Counts Gerber ; Roger E. Koeppe; Student companion to accompany biochemistry : sixth edition, W. H. Freeman and Company, 2006. ISBN: 978-0-7167-7067-1
Paul F. Cook, W. W. Cleland; Enzyme kinetics and mechanism, Garland Science, , 2007. ISBN: 978-0-8153-4140-6
David Hames, Nigel Hooper; Instant Notes: Biochemistry, Taylor & Francis, 2005. ISBN: 0-4153-6778-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A componente teórica será apresentada em modo expositivo com recurso a suporte de diapositivos Powerpoint. A integração dos conceitos será efetuada através da resolução de exercícios práticos e de casos estudo, em modo intercalado com o método expositivo sempre que possível.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 5,00
Trabalho escrito 26,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:

NF = 80 % (média de 3 testes) + 20% (média casos-estudo)

Avaliação por Exame:

NF = 100 % Exame OU 80% Exame + 20% (média casos-estudo) – será aplicada a melhor das duas opções.

Provas e trabalhos especiais

Os casos-estudo são pequenos trabalhos de aplicação de conhecimentos, para serem elaborados em grupo ou individualmente. Cada caso-estudo é apresentado em aula, contextualizado nos conteúdos em estudo e é dado um prazo de entrega adequado ao esforço exigido (extensível sempre que os estudantes (de qualquer um dos cursos) informem que haja sobreposição com situações de grande intensidade de momentos de avaliação de outras UCs).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se prevê nenhum regime de avaliação especial, não constante nos já previstos no Regulamento.

Contudo, aos estudantes que quer com estatutos especiais quer no contexto pandémico não compareçam às aulas com apresentação dos casos-estudo, um enunciado ser-lhes-á disponibilizado.

Observações

No corrente ano letivo a tipologia de aulas foi parcialmente modificada prevalecendo maioritariamente a exposição de conteúdos teóricos numa aula comum a todos os estudantes – indicada como teórica; e prevalecendo a resolução de exercícios e atividades de aplicação prática na 2ª aula da semana – indicada como TP, para poder esta última ser ministrada em regime presencial (ou misto) se as condições físicas o permitirem.

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