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Genómica Estrutural e Evolutiva

Código: BINF017     Sigla: GEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Biotecnologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 25 Plano Estudos 2016 2 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Rita de Heaton Ayres Ponce Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Ana Rita de Heaton Ayres Ponce 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Ana Rita de Heaton Ayres Ponce 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos fornecer aos estudantes uma visão integrada da estrutura e funcionamento dos genomas, tendo em conta os métodos de sequenciação, anotação e análise do funcionamento dos mesmos. Para além disso, no final do semestre espera-se que os estudantes conheçam os métodos mais recentes de análise da expressão genética ao nível do RNA e proteínas, para além de compreenderem o funcionamento celular de forma integrada e global.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

B-learning

Programa


  • Estrutura organizacional de um genoma;  Métodos de sequenciação de genomas, Anotação e análise de genomas.

  • Estrutura primária dos genomas, mecanismos de evolução dos genomas e filogenia molecular.

  • Genómica comparativa. Definição de Genes ortólogos e parálogos.

  • Análise da expressão genética à escala do genoma: transcritómica e proteómica de expressão. Metodologias experimentais para o estudo da regulação da expressão genética.

  • Genómica funcional. Quimiogenómica, metabolómica, RNómica, metagenómica e outras ómicas.

  • Aplicações da Bioinformática na genómica. Algoritmos para alinhamento de sequências: alinhamentos simples e múltiplos; algoritmos de pesquisa de motivos: representação de motivos e sistemas de pesquisa disponíveis na web

  • Introdução à Biologia de Sistemas.


 

Bibliografia Obrigatória

Hartl, D. and Bruce Cochrane; Analysis of Genes and Genomes, 2017
Griffiths AJF, Wessler SR et al.; An Introduction to Genetic Analysis, W. H. Freeman, 2015. ISBN: 978-1-4641-0948 (www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21766/)
Ji Xiong; Essential Bioinformatics, Cambridge University Press, 2006
Barry Hall; Phylogene2c Trees Made Easy: A How-To Manual, Sinauer

Bibliografia Complementar

Jean-Michel Claverie and Cedric Notredame; Bioinformatics For Dummies, Wiley, 2006
Mark Sanders; Gene2c Analysis: An Integrated Approach, Pearson, 2016. ISBN: : 9781292092362

Observações Bibliográficas

Artigos cientificos disponibilizados pela docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC é composta por uma componente teórica e uma componente teórica-prática. A metodologia de ensino na componente teórica baseia-se na exposição oral com projeção de slides em power point, podendo ser complementada por análise de textos científicos; na componente teórica-prática baseia-se na resolução de problemas e realização de tarefas definidas. A plataforma Moodle será usada como repositório de informações, de atividades, ponto de entrega de trabalhos escritos e fórum de discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Teste 1, peso 35 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Teste 2, peso 35 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Trabalho 1, peso 10 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

Trabalho 2, peso 20 %, sem nota mínima, avaliação no período letivo

  • Para a realização da UC por avaliação contínua é obrigatória a realização de ambos os testes (teste 1 e teste 2) e a realização de ambos os trabalhos (trabalho 1 e trabalho 2).
  • O Trabalho 1 e o Trabalho 2 são projetos realizado em grupo; poderá ser atribuída classificação distinta aos alunos do mesmo grupo com base no domínio do tema e empenhamento demonstrado na apresentação.
  • Não há nota mínima em cada uma das componentes da avaliação contínua
  • Para aprovação por avaliação contínua a média ponderada dos dois testes e dos dois trabalhos deverá superior a 9,5 valores
  • Em exame, a nota mínima tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

— Avaliação contínua: +35% Teste 1+35% Teste 2+10% Trabalho 1 + 20% Trabalho2

— 1ª/2ªépoca/época especial: 100% exame

 

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