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Ética e Segurança da Informação

Código: BINF023     Sigla: ESI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 25 Plano Estudos 2016 2 - 5 52,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas 1,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,50
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes reconheçam a importância da Segurança da Informação e dos códigos de conduta ética. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

(O.1) Refletir sobre o papel da informação e da sua segurança no atual contexto social e organizacional;

(O.2) Entender a necessidade de aplicar códigos de conduta às diferentes atividades das organizações;

(O.3) Elaborar Políticas de Segurança da Informação e Códigos de Ética e de Conduta enquadradas na estratégia da organização;

(O.4) Conhecer e utilizar os normativos nacionais e internacionais sobre segurança da informação e ética para suportar, atendendo à legislação aplicável, a implementação e utilização de Códigos de Ética e de Conduta e de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação.

Resultados de aprendizagem e competências

(OA.1) Compreender a importância estratégica dos Sistemas e Tecnologias de Informação para as organizações dos setores público e privado e as suas implicações no domínio da Segurança da Informação.
(OA.2) Identificar os principais riscos e ameaças do Ciberespaço e a necessidade de a Segurança da Informação encontrar respostas estruturadas para as mesmas.
(OA.3) Compreender e saber aplicar os principais conceitos subjacentes à Segurança da Informação, as suas limitações e inter-relação.
(OA.4) Compreender e os principais conceitos ligados ao risco dos ativos de informação das organizações e desenvolver capacidades de análise materializadas através de diversos elementos, tais como estratégias, arquiteturas, políticas, normas e procedimentos, etc.
(OA.5) Compreender e os principais conceitos subjacentes à Ética e Conduta pessoal e a sua importância na Sociedade da Informação e do Conhecimento e nas organizações, nomeadamente do seu sistema de valores e responsabilidade social.
(OA.6) Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre os principais documentos normativos, nacional e internacionais da Ética e da Segurança da Informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

(CP.1) Organizações, Informação e Sistemas de Informação
(CP.2) Segurança da Informação e dos Sistemas de Informação
(CP.3) Ética e Conduta pessoal e organizacional
(CP.4)  Enquadramento legal, nacional e internacional, da Ética e da Segurança da Informação
(CP.5) Enquadramento normativo da Ética e da Segurança da Informação
(CP.6) Políticas de Segurança da Informação
(CP.7) Códigos de Ética e de Conduta

Bibliografia Obrigatória

João Barbas; Slides e Apontamentos de "Ética e Segurança da Informação"

Bibliografia Complementar

LAUDON, K. C. AND J. P. LAUDON; Management information systems: managing the digital firm., Prentice-Hall, 2014. ISBN: 9780133050691
Hoyt, R.E., Bailey, N. & Yoshihashi, A. ; Health Informatics: Practical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, Iuiu.com, 2012
ALEXANDER, D., A. FINCH AND D. SUTTON ; Information security management principles, Chartered Institute for IT, 2013. ISBN: 9781780171753
ANDRESS, J. ; The basics of information security: understanding the fundamentals of InfoSec in theory and practice, Elsevier/Syngress, 2014. ISBN: 9780128007440
Floridi, Luciano; The ethics of information, Oxford University Press, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias integram:

- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação ao serviço das organizações; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais dos sistemas de informação.
- Uma aprendizagem por investigação, promovendo a pesquisa subjacente à realização de um trabalho nas áreas específicas de aprendizagem.
De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e respetiva discussão.
- A avaliação contínua compreende a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) e a realização de um teste teórico individual (TF).
- A avaliação final por exame, em qualquer das suas épocas, compreende a realização de um exame individual e de um trabalho de investigação individual (TI).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 155,00

Obtenção de frequência

ATENÇÃO: A realização da UC está condicionada à inscrição através da plataforma moodle, independentemente da época em que a mesma se realiza ou do regime a que o(a) estudante se encontra sujeito(a).

Fórmula de cálculo da classificação final


Avaliação Contínua


O acesso a avaliação contínua requer declaração do aluno na plataforma Moodle e assiduidade >= 70% das atividades curriculares.

A avaliação de conhecimentos é constituída por:



  • Trabalho Autónomo (i.e. Exercícios Regulares) realizados em Aula (TA)

  • Trabalho de Investigação em Grupo (TG) ou Individual (TI)

  • Teste teórico Final (TF)


A Classificação Final em Avaliação Contínua (CFAC) será obtida:




CFAC: 20% (TA) + 40% (TG/TI) + 40% (TF)



Existe aprovação na UC quando CFAC for igual ou superior a 9,5 valores.

 

O enunciado e respetivas regras do TG/TI será afixado na plataforma Moodle e as atividades de Trabalho Autónomo (TA) serão realizadas de acordo com as regras a afixar na referida plataforma, não havendo nota mínima nestas atividades.

Avaliação Final por Exame

Existem três épocas de Avaliação por Exame: Época normal, Recurso e Especial.

As regras de avaliação são iguais em todas as épocas de avaliação final.

A avaliação de conhecimentos é constituída por:


  • Elaboração, apresentação e discussão de um Trabalho Individual (TI)

  • Realização de um Exame Teórico (E)


A Classificação Final em Avaliação Final (CF) será dada por:


CF = E*0,50 + TI*0,50


Caso as notas do Exame Teórico (E) e/ou do Trabalho Individual (TI) sejam inferiores a 9,5 valores, o/a estudante terá de realizar o correspondente elemento de avaliação na Época de Avaliação Final subsequente.


Caso o/a estudante tenha optado pela avaliação contínua e tenha obtido aproveitamento no TG, a classificação do referido trabalho transita automaticamente para a Avaliação Final.
Caso o aluno não pretenda que a classificação obtida no TG transite, deverá informar o docente por escrito da sua intenção até uma semana antes da data de realização do exame.


Época Especial


Para esta época não transita qualquer classificação obtida anteriormente.


A avaliação de conhecimentos é constituída por:



  • Elaboração, apresentação e discussão de um novo Trabalho Individual (TIEE)

  • Realização de um Exame Teórico (EEE)


A Classificação Final em Época Especial (CFEE) será dada por:


CFEE = EEE*0,5 + TIEE*0,5


A aprovação fica condicionada à nota mínima de 9,5 valores no EEE e TIEE.


Melhoria de classificação

Para melhoria de classificação em ano letivo posterior à aprovação na UC, não transita qualquer classificação obtida anteriormente.

A avaliação de conhecimentos é constituída por:

  • Elaboração, apresentação e discussão de um novo Trabalho Individual (TI)
  • Realização de um Exame Teórico (E)

A Classificação Final (CF) será dada por:

CF = E*0,5 + TI*0,5

A aprovação fica condicionada à nota mínima de 9,5 valores em E e TI.

 

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