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Fenómenos de Transferência II

Código: TPD021     Sigla: FTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2021/course/view.php?id=2113
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 22 Plano Estudos 2015 2 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Nunes Serralha Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,50
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,50
Maria de Fátima Nunes Serralha 2,50
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Nilmara Russo Braz dos Santos Dias 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção); aquisição de conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto; compreensão do conceito de resistência à transferência de massa e resistência global; capacidade de estabelecer balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime estacionário, quer em regime transiente; capacidade de aplicar dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples; desenvolvimento da capacidade de resolver problemas de tecnologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Difusão. Definições de velocidades e fluxos. Difusão: 1ª Lei de Fick. Casos especiais de difusão: difusão equimolecular e em camada estagnante. Difusão transiente. 2ª Lei de Fick. Difusão e conveção. 2-Convecção. Equações da continuidade: conservação de massa total e dos componentes. Difusão e convecção em regime estacionário e difusão unidimensional em regime transiente. Transporte interfacial. Coeficientes de transferência de massa. Análise dimensional e correlações empíricas. Transferência de massa entre fases. Coeficientes globais de transferência de massa.

Bibliografia Obrigatória

F.P. Incropera, D.P. Witt, T.L. Bergman, A.S. Lavine; Fundamentals of Heat and Mass Transfer, Wiley, 2007
JR Welty, CE Wicks, RE Wilson; Fundamentals of Momentum, Heat, and Mass Transfer, John Wiley and Sons, 1984
M.N. Pinho, D.M.F. Prazeres; Fundamentos de Transferência de Massa, IST Press, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos conceitos em aula teórica com ilustração de alguns exercícios típicos e resolução de atividades por parte dos estudantes. Resolução de exercícios nas aulas teórico-práticas.

Avaliação totalmnente on-line:
Avaliação Contínua - 6 exercícios de aula (15% cada) e 10% de atividades no moodle  
ou
100% Exame

Avaliação totalmente Presencial:
2 testes (45% cada) e  e 10% de atividades no moodle  
ou
100% Exame

Se a avaliação iniciar-se on line a passar a presencial:
Avaliação Contínua -  3 exercícios de aula (15% cada) e um teste (45%) e  atividades no moodle  (10%).
ou
100% Exame

Nos exames on-line haverá prova oral de validação das avaliações superiores a 9.5/20.


Nas avaliações on-line os estudantes deverão ter a câmara ligada  e devem apresentar um elemento de identificação. 

Caso seja detetado algum indício de fraude a prova de avaliação será anulada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua

on-line 
atividades moodle 10% +6 exercícios (15% cada)
 
presecial 
atividades moodle 10% +2 testes (45% cada)

on-line e presencial
atividades moodle 10% +3 exercícios (15% cada) + 1 teste (45%)

ou

100% Exame

Observações

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