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Materiais B

Código: TPD022     Sigla: MATB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Engenharia Química Industrial
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 18 Plano Estudos 2015 2 - 4,5 60 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro dos Santos Lopes Castela Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
António Pedro dos Santos Lopes Castela 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
António Pedro dos Santos Lopes Castela 1,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Durante as apresentações das aulas teóricas os termos técnicos são também leccionados em inglês.

Objetivos

objetivo fundamental da unidade curricular é o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender as propriedades e comportamentos dos diversos materiais, à luz da sua microestrutura e características físico-químicas.

O estudante deve adquirir competências que lhe permita analisar o comportamento dos materiais, de forma organizada e sistemática, permitindo-o prever comportamentos esperados de classes de materiais.

O estudante deverá ainda adquirir as seguintes competências:

Conhecer as propriedades e comportamentos esperados das ligas ferrosas, nomeadamente das ligas de aço-carbono, dos ferros fundidos e dos aços ligados, bem como das ligas não ferrosas.

Entender a influência da micro-estrutura e composição química nas características e aplicações dos polímeros e dos cerâmicos.

Saber diferenciar os diversos materiais compósitos e respectivo reforço de propriedades, identificando-as como resultante da natureza química, estrutural e tipo de reforço dos componentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Não se aplica

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Fundamentos: Estrutura cristalina e geometria dos cristais; Defeitos cristalinos; Difusão em sólidos porosos; Diagrama de fase (revisão).

  2. Propriedades mecânicas: Tipo de deformações; Teste de dureza; Deformação plástica; Fratura; Fadiga; Fluência; Flexão; Processos de enformação de metais e ligas.

  3. Outras propriedades: Propriedades elétricas; Propriedades térmicas; Propriedades óticas.

  4. Polímeros: Polimerização; Classificações dos polímeros; Estrutura dos termoplásticos; Defeitos dos polímeros; Efeito da temperatura; Propriedades mecânicas; Os elastómeros; Outras propriedades; Aplicações.

  5. Metais e ligas: Ferrosos - Aço-carbono; Aços ligados; Ferros fundidos. Ligas não ferrosas - Ligas de alumínio; Ligas de cobre.

  6. Cerâmicos: Preparação e conformação; Tratamentos térmicos; Propriedades mecânicas; Exemplos.

  7. Compósitos: Definições; Compósitos reforçados por partículas e por fibras; Compósitos estruturais; Exemplos

Bibliografia Obrigatória

William F. Smith; Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais, McGraw Hill, 1998. ISBN: 9728298684
William D. Calister, Jr., David G. Rethwisch; Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução, Nova Guanabara, 2007. ISBN: 9788521621249

Bibliografia Complementar

Donald R. Askeland, Pradeep P. Phulé; The Science and Engineering of Materials, Thomson , 2006. ISBN: 0495288822
ASHBY, Michael, JONES, D. R., J.K.; Engineering Materials: An Introduction to Microstructures, Processing and Design, Butterworth-Heinemann, 2005. ISBN: 0750663812
H.K.D.H. Bhadeshia, R.W.K. Honeycomb; Steels: Microstructure and Properties, CIMA Publishing, 2006. ISBN: 0750680849
J.A. Brydson; Plastics Materials, Butterworth-Heinemann, 2004. ISBN: 750641320
Erik Lokensgard ; Industrial Plastics: Theory and Applications, Thomson Delmar Learning, 2004. ISBN: 1401804691

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas os conceitos fundamentais são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais, sendo resolvidos alguns problemas ilustrativos, para estimular o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Nas aulas TP os estudantes resolvem individualmente e de forma autónoma exercícios propostos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes resolverem exercícios extra ou trabalhos/projectos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de materiais
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de materiais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,50
Frequência das aulas 60,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina poderá ser efectuada por:

a) Avaliação contínua: 2 testes (peso de 50% cada)

b) Avaliação final por Exame

No que se refere à avaliação dos testes e exames, caso tenham de realizar-se à distância, será feita por teste individual Online (moodle), com obrigatoriedade de câmara ligada. Caso esta não esteja ligada ou por outra razão que seja considerada pertinente poderá realizar-se uma discussão oral de defesa da nota em teste/exame. Essa discussão permitirá manter a avaliação ou reprovar à UC. A avaliação oral será sempre no âmbito das respostas dadas e do teste/exame realizado.
Em caso de fraude comprovada será feita participação à Escola/IPS para que estas tomem as medidas que acharem mais adequadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Avaliação contínua:

NF=T1*0.5+T2*0.5

b) Avaliação por exame será a nota do exame

Observações

Esta unidade curricular foi ministrada neste semestre em um contexto de pandemia. Por esse motivo, as aulas presenciais foram realizadas por meio da plataforma Teams e Zoom. Além disso, vídeos curtos (máx. 20 minutos) das apresentações foram disponibilizados aos alunos, com os comentários do professor. A gravação das aula lecionadas foram disponibilizadas na plataforma Teams.

 A avaliação aqui indicada é diferente da apresentada na submissão do A3ES, uma vez que a avaliação contínua apenas é composta por dois testes Online (moodle), com peso na nota final de 50% cada.

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