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Reatores Químicos

Código: TPD024     Sigla: RQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 29 Plano Estudos 2015 2 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Galamba Duarte Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Raquel Alexandra Galamba Duarte 2,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
Raquel Alexandra Galamba Duarte 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curriculcar de Reatores Químicos tem como objetivos a apresentação de tópicos de nível intermédio e avançado relativos aos critérios de seleção e dimensionamento dos diversos tipos de reatores ideais e reais. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá possuir a capacidade de identificar os parâmetros importantes nos critérios de seleção de reatores químicos e dimensionar diferentes tipos de reatores; Calcular tempos espaciais e distribuição de tempos de residência nos reatores químicos e determinação de causas para desvio ao comportamento ideal dos reatores

Resultados de aprendizagem e competências

N/A

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução aos reactores químicos.
2.Balanço energia da transformação química. Cinética Química. Tempo de meia vida. 3.Critérios de selecção de reactores. Principais características de um reactor. Reactores homogéneos, descontínuos e contínuos. Comparação dos diferentes tipos de reactores. Formulação de balanços massa e energia. Tempo de residência e tempo espacial. Dimensionamento e classificação dos agitadores.
4. Balanços massa e energia, equação característica, dimensionamento em condições isotérmicas, adiabáticas e aplicações indústriais a: a) Reactores descontínuos monofásicos em regime transiente. b) Reactores contínuos tubulares. c) Reactores contínuos perfeitamente agitados CSTR. Associação em série de reactores contínuos
5. Distribuição dos tempos de residência. Causas de desvios ao comportamento ideal dos reactores função DTR para reactores PFR e CSTR em série. Modelização dos reactores com a função DTR; Modelo de segregação; Modelo de máxima mistura.

Bibliografia Obrigatória

A. M. Nunes dos Santos; Reactores Químicos, vol I, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. ISBN: 9723105195
H. Scott Fogler; Elements of Chemical Reaction Engineering, 4rd edition, Prentice-Hall,, 2006. ISBN: 9788521613152
M. Smith; Chemical Engineering Kinetics,, McGraw-Hill, 1981
F. Lemos, J. M. Lopes, F. Ramôa Ribeiro; Reactores Químicos, Colecção Ensino da Ciência e Tecnologia, IST, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas onde se recorre à técnica expositiva para expor os conceitos propostos estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes. Para além disso, propõe-se aos mesmos, de uma forma autónoma, a resolução de exemplos práticos da aplicação dos conceitos anteriormente expostos.

avaliação contínua (presencial) 
1º teste * 0.5 + 2º teste * 0.5

avaliação contínua (á Distância plataforma moodle) 
1º teste * 0.5 + 2º teste * 0.5

aValiação por exame (todas as epocas): 100% Exame


No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9,5 valores. A nota final será obtida na prova oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

avaliação contínua (presencial) 
1º teste * 0.5 + 2º teste * 0.5

avaliação contínua (á Distância plataforma moodle) 
1º teste * 0.5 + 2º teste * 0.5

aValiação por exame (todas as epocas): 100% Exame


No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 9,5 valores. A nota final será obtida na prova oral.
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