Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > TPD030

Biocombustíveis

Código: TPD030     Sigla: BIOC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 17 Plano Estudos 2015 3 - 5 60 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nilmara Russo Braz dos Santos Dias Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,50
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Nilmara Russo Braz dos Santos Dias 1,50
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Nilmara Russo Braz dos Santos Dias 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objetivo desta unidade curricular fornecer aos alunos uma panorâmica geral das diferentes tecnologias de produção de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, bem como uma perspetiva do desenvolvimento atual e futuro das bioenergias. Pretende-se que os estudantes conheçam a origem e as principais características das biomassas utilizadas como matériasprimas na produção dos diferentes biocombustíveis em associação com as tecnologias de processamento empregue. Por último, pretende-se que os estudantes sejam capazes de efetuar cálculos relativamente simples relacionados com as operações unitárias envolvidas na produção dos biocombustíveis estudados.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes conheçam a origem e as principais características das biomassas utilizadas como matériasprimas na produção dos diferentes biocombustíveis em associação com as tecnologias de processamento empregue. Por último, pretende-se que os estudantes sejam capazes de efetuar cálculos relativamente simples relacionados com as operações unitárias envolvidas na produção dos biocombustíveis estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução de conceitos fundamentais relacionados com as bioenergias e contextualização do seu desenvolvimento, questões socio-ambientais da produção dos biocombustíveis; Conceito de biorefinação e possibilidade de remediação ambiental por valorização energética de bioresíduos; Questões da sazonalidade da disponibilidade de biomasssas e armazenamento da bioenergia; Mercado dos biocombuustíveis em Portugal, na Europa e no Mundo. 2.Biocombustíveis sólidos: processamentos termoquímico de biomassas: combustão, pirólise e gasificação de biomassas sólidas; Processo Fisher-Tropsch e pós-tratamento do gás de "síntese" resultante da gasificação de biomassas para obtenção de combustíveis líquidos; Biocarvão, "peletização" de resíduos agrícolas e florestais; principais operações unitárias e equipamentos; 3.Biocombustíveis líquidos: bioetanol; fermentação alcoólica; biodiesel, esterificação e transesterificação de óleos e gorduras; "diesel verde" e a hidrogenação de óleos vegetais; biocombustíveis de 1ª, 2ª e 3ª geração principais matérias-primas e tecnologias de processamento; operações unitárias e equipamentos principais. 4.Biocombustíveis gasosos: biogás, biometano e bio-hidrogénio; processamento bioquímico de biomassas, digestão anaeróbia; técnicas de purificação do biogás; processamento de resíduos agro-industrias, resíduos sólidos urbanos e lamas de ETAR's por digestão e co-digestão anaeróbia. Introdução ao processamento electroquímico de biomassasresiduais; principais matérias-primas e tecnologias de processamento; operações unitárias e equipamentos principais.

Bibliografia Obrigatória

Neste; Renewable Diesel Handbook, 2020

Bibliografia Complementar

R. Farias; Introdução aos Biocombustíveis, 2010
D.M.Mousdale ; Biofuels- Biotechnology,Chemistry and Sustainable Development, 2008
E.E.S. Lora, O.J. Venturini; Biocombustíveis, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uso de vídeos, atividades via moolde e kahoot, vídeos com experimentos e exemplos práticos do dia-a-dia. Explora-se nestas aulas uma metodologia active learning.
Mini seminários apresentados por pesosas da indústria na área de biocombustíveis.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 120,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

40% teste 1 + 40% teste 2 + 20% trabalho/relatório
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-07-22 às 02:59:48