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Tecnologias Energéticas Emergentes

Código: MEBQ005     Sigla: TEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 16 Plano Estudos 2015 1 - 4 37,5 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,50
Rui Pedro Nogueiro Gomes Morais Borges 2,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Enumerar as principais motivações na procura de tecnologias alternativas de energia no contexto das políticas energéticas e dos quadros legislativos.

Identificar e descrever cenários e modelos de energia.

Enumerar as principais tecnologias emergentes.

Explicar as vantagens e desvantagens das diferentes tecnologias energéticas do futuro.

Descrever as estruturas físicas e químicas da biomassa e seu uso potencial para a produção de bioenergia, biomateriais e bioquímicos.

Identificar e descrever os recursos de biomassa, sua ocorrência e aplicação num conceito de biorrefinaria.

Enumerar os conceitos fundamentais na conceção duma biorrefinaria, nomeadamente métodos de conversão biológica, química e termoquímica.

Saber aplicar o hidrogénio como vetor de energia.

Descrever o modo de funcionamento de uma célula de combustível, bem como a função dos componentes individuais.

Compreender e apresentar as diferenças na função e aplicação de diferentes tipos de células de combustível.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Contexto das tecnologias energéticas emergentes: presente; principais condicionantes do ponto de vista legislativo, político e económico; financiamento e apoio para as tecnologias emergentes de energia. Infraestruturas. Outros fatores que influenciam o desenvolvimento de tecnologias energéticas.

  2. Cenários energéticos: Introdução; Cenários para 2020 e 2050; Modelos.

  3. Principais Tecnologias Emergentes: introdução; captura e armazenamento de CO2; energias renováveis; geração distribuída. Tecnologias limpas de carvão. Energia do hidrogénio e das células de combustível. Biocombustíveis e biorrefinarias.

  4. Energia do hidrogénio e das células de combustível: hidrogénio como veículo de energia; tipos de células de combustível; armazenamento de hidrogénio; sistemas de células de combustíveis; integração dos componentes e balanço energético. Aplicações.

  5. Biocombustíveis e biorrefinarias. Bioenergia e sustentabilidade.

Bibliografia Obrigatória

W. Vielstich, A. Lamm, H.A. Gasteiger; Handbook of Fuel Cells, Fundamentals, Technology & Applications, John Wiley & Sons, Volumes 1-4
M.J. Moran, H.N. Shapiro; Fundamentals of Engineering Thermodynamics, John Wiley & Sons
B. Godfrey; Renewable Energy Power for a Sustainable Future, Oxford University Press
Stephen R. Turns; An Introduction to Combustion: Concept and Applications, McGraw Hill
V.N. Kishore; Renewable Energy Engineering and Technology Principles and Practice
A. Pandey, C. Larroche, S.C. Ricke, C.-G. Dussap, E. Gnansounou; Biofuels - Alternative Feedstocks and Conversion Processes, Elsevier
B. Kamm, P.R. Grubner, M. Kamm; Biorefineries - Industrial Processes and Products, John Wiley & Sons

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva com a apresentação de exemplos práticos, sempre que possível. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de estudos de caso e exercícios.
A avaliação pode ser contínua ou por exame de época normal ou de época de recurso. A avaliação contínua consiste num trabalho escrito (50%) e um teste escrito (50%). A avaliação por exame consiste numa prova de avaliação global (100%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,50
Frequência das aulas 37,50
Trabalho escrito 10,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:

Nota Final=50% Teste + 50% Trabalho

O trabalho escrito tem um máximo de 4 páginas e deve seguir o formato de um artigo científico. O trabalho não tem apresentação oral.


Exame:

100% Exame
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