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Processos de Separação Avançados

Código: MEBQQ10     Sigla: PSA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 0 Plano Estudos 2015 1 - 5 60 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta UC, os estudantes deverão enriquecer os conhecimentos na área de processos de separação. Para além disso, esta UC pretende preparar os alunos para a seleção, análise e projeto de processos de separação importantes na indústria, com especial ênfase nas operações de separação com membranas e processos de sorção/adsorção.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Processos de Separação por recurso a membranas: microfiltração (MF), ultrafiltração (UF), nanofiltração (NF), osmose inversa (OI), eletrodiálise (ED), pervaporação (PV), permeação gasosa (PG). Dimensionamento do equipamento. Parâmetros de funcionamento. Equações de transporte.

  2. Processos de separação por sorção e adsorção: cromatografia e permuta iónica. Cinética e equilíbrio em processos de sorção. Mecanismos de dispersão em colunas.

  3. Secagem de Sólidos. Equipamento de secagem e sua seleção. Cálculo do tempo de secagem em descontínuo. Cálculo da área de transferência de secadores contínuos de aquecimento convectivo. Conservação de energia em secadores.

  4. Processos de extração supercrítica. Fundamentos, funcionamento e aplicações.

Bibliografia Obrigatória

J. D. Seader, Ernest J. Henley; Separation Process Principles, John Wiley & Sons, New York, 1998
W.L. McCabe, J.C. Smith, P. Harriot; Unit Operations of Chemical Engineering, McGraw Hill, 2005

Bibliografia Complementar

D.W. Green, R.H. Perry; Perry's Chemical Engineers' Handbook, McGraw-Hill, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A matéria teórica é apresentada promovendo o envolvimento e a participação de todos os estudantes, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas, no tempo disponibilizado para aulas com a tipologia PL, permitindo a consolidação das temáticas lecionadas. A avaliação contínua consiste em 2 testes (50% cada) OU Exame final (100%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final




Avaliação em período letivo:
50% Teste 1 + 50% Teste 2
Sem nota mínima em cada teste. Média ponderada dos testes igual ou superior a 9,5 valores.

Exame (todas as épocas):
100% Exame.
Nota mínima em exame: 9,5 valores.




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