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Integração de Processos

Código: MEBQ013     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2021/course/view.php?id=2149
Unidade Responsável: Processos em Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 14 Plano Estudos 2015 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Nunes Serralha Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Maria de Fátima Nunes Serralha 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Maria de Fátima Nunes Serralha 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender o âmbito do projeto em engenharia química e biológica. Saber ler um diagrama de fabrico e perceber a sua estrutura. Dominar algumas metodologias sistemáticas de projeto de processos químicos. Saber utilizar simuladores de processos. Compreender a utilidade de heurísticas de projeto. Compreender tópicos básicos de projeto e escalonamento de processos descontínuos. Aprofundar competências na resolução de problemas integradores de conhecimentos adquiridos anteriormente.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Projeto em engenharia química e biológica.
1.1 Projeto de processo e projeto de produto.
1.2 Casos de Estudo.
2. Diagramas de fabrico.
2.1 Tipos de diagramas.
2.2 Estrutura básica de processos químicos.
2.3 Análise integrada de diagramas de fabrico.
2.4 Balanços lineares e não-lineares.
2.5 Método sequencial-modular e método simultâneo.
3. Introdução à simulação de processos contínuos.
3.1 Heurísticas para análise de diagramas de fabrico.
3.2 Condições de operação e dimensionamento de equipamento.
3.3 Simuladores Comerciais (Aspen Plus, etc.).
4. Projeto e escalonamento de processos descontínuos.
4.1 Conceito de procedimento unitário ("receita").
4.2 Tempos de processamento e escalonamento da produção. 4.3 Diagramas de Gantt.
4.4 Tempo de ciclo. Relação entre projeto e escalonamento.
4.5 Efeitos de escala.
4.6 Instalações monoproduto e multiprodutos.
5. Análise económica em projeto de processo.
5.1 Estimativa de custos de investimento e custos de fabrico. 5.2 Análise de rentabilidade económica.

Bibliografia Obrigatória

Seider, W.D.; Seader, J.D.; Lewin, D.R; Product & Process Design Principles Synthesis, Analysis, and Evaluation,, John Wiley & Sons, 2004
Turton R.; Bailie, R.C.; Whiting, W.B.; Shaeiwitz, J.A.; Analysis, Synthesis, and Design of Chemical Processes, Prentice Hall International, 1998

Bibliografia Complementar

Biegle L.T., Grossmann, I.E.; Westerberg, A.W.; Systematic Methods of Chemical Process Design, Prentice Hall, 1997
Douglas,M.; Conceptual Design of Chemical Processes, McGraw-Hill Book Company, 1988
Peters,M. S.,and Timmerhaus K.D.; Plant Design and Economics for Chemical Engineers, McGraw Hill, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorre-se à técnica expositiva complementado com apresentação de casos, método de aula invertida e por questões de forma a estimular o interesse pelas temáticas, raciocínio e o espírito crítico dos estudantes através da realização de trabalho individual. Nas aulas de laboratório, os estudantes realizam trabalhos com recurso a softwares para resolução dos casos práticos e realizam um trabalho de grupo.

A avaliação pode ser efetuada por frequência, por exame de época normal ou por exame de época de recurso. A avaliação por frequência consiste em trabalhos em grupo (30%) e uma frequência(70%). A avaliação por exame consiste numa prova de avaliação global. A classificação mínima para aprovação é de 9,5 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação em período letivo: 70% Teste + 30% Trabalho


Exame (todas as épocas): 100% Exame
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