Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > MEC113

Qualidade e Economia na Construção

Código: MEC113     Sigla: QEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construção

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Construção e Reabilitação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEC 9 Plano Estudos 2013 1 - 5,5 60 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 1,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 2,00
E-Learning Totais 1 0,50
Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Analisar os conceitos, evolução, princípios gerais da qualidade, o SPQ e o estado de setor da construção civil. Analisar os sistemas e a documentação no âmbito da qualidade, o seu enquadramento e aplicabilidade no setor da construção civil. Analisar o modo de qualificação dos produtos, processos ou sistemas de pessoas e organizações. Analisar, avaliar e planificar de forma sistemática um processo ou um sistema no âmbito do setor da construção civil, integrando os princípios, normas, metodologias e ferramentas no âmbito da qualidade. Analisar os conceitos, evolução, princípios gerais da economia e funcionamento na sociedade e no setor da construção civil. Analisar os instrumentos económicos e de financiamento das organizações. Avaliar a viabilidade económica de projetos alternativos, através de análises custo/benefício; período de investimento e comportamento do decisor face à incerteza e ao risco. Aplicar ferramentas informáticas em estudos de viabilidade e cálculo financeiros.

Resultados de aprendizagem e competências

Aulas teóricas e teórico-práticas: Expositivas e interativas com recurso a meios audiovisuais e/ou a outros, em que se procura estimular o raciocínio, o espírito crítico dos alunos, o autoconhecimento e a capacidade de comunicação. Aplicativas de metodologias e ferramentas no âmbito da qualidade, da análise de projetos de investimento, decisões com incerteza e com a análise do comportamento do decisor face ao risco. Realização dos trabalhos práticos que constituem a avaliação da disciplina, com a orientação e acompanhamento do docente, estimulando-se as capacidades de analisar, pesquisar, avaliar, selecionar informação, sistematizar, planear, comunicar, criar soluções, trabalhar em equipa, organizar espacial, temporal e financeiramente as atividades em contexto de trabalho.; Atividades de E-Learning: Trabalhos de aplicação das funções económicas e financeiras do Microsoft Excel, desenvolvendo a utilização de ferramentas informáticas. Atividades assíncronas, com vista a estimular da pesquisa, análise, avaliação e comentário de temas e conceitos no âmbito da economia. Atividades síncronas, com vista ao acompanhamento do desenvolvimento e estudo das respetivas temáticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

QUALIDADE
Qualidade na Construção: Conceitos, evolução, princípios, SPQ e enquadramento com a Construção Civil. Normas ISO 9000: Vocabulário. Sistema de Gestão da Qualidade. Fluxogramas de Processos Construtivos. Auditorias a Sistemas de Gestão: NP EN ISO 19011:2003. Qualidade dos Produtos da Construção: Certificação e Homologação. Sistemas de comprovação da conformidade. Marcação CE. Marca de Qualidade do LNEC. Sistemas Integrados de Gestão.

ECONOMIA
Economia na Construção: Conceitos, evolução, princípios. Procura, oferta, mercado e elasticidade. Macroeconomia e Microeconomia. O valor do tempo. Contabilidade: Demonstração Financeira. Análise de projetos de investimento. Mercado Imobiliário: Origem do valor e utilidade do imobiliário. Segmentos de mercado, localização de investimentos. Estratégia e Decisão do Investimento: Conceitos gerais. Comparação de investimentos. Modelos de decisões com incerteza e risco. Funções económicas e financeiras do Excel.

Bibliografia Obrigatória

IPQ; Normas de sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde)
Ravara, A. et al.; Qualidade na Construção, Ordem dos Engenheiros, 2000
Pinto, A.; et al.; Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementa, Edições Sílabo, 2010
Neves, J. C.; O que é a economia? , Principia, 2003
Neves, J. C.; Introdução à Economia, Verbo, 2007
Figueiredo, R.; Manual de Avaliação Imobiliária, Visilis Editores, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e atividades de e-Learning Avaliação 25% por trabalho prático, 5% por apresentação do trabalho, 65% por exame e 5% atividades de E-Learning.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 103,00

Obtenção de frequência

Desenvolvimento de Trabalho de um Planod e Qualidade de uma subempreitada e realização de um teste de Economia

Fórmula de cálculo da classificação final

40%Teste+60%Trabalho
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-07-21 às 05:23:37