Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > MEC135

Obras Hidráulicas Urbanas

Código: MEC135     Sigla: OHU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Hidráulica

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Hidráulica e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEC 10 Plano Estudos 2013 1 - 5,5 60 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nelson Jorge Gaudêncio Carriço Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Orientação Tutorial: 0,50
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Nelson Jorge Gaudêncio Carriço 1,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Nelson Jorge Gaudêncio Carriço 2,00
E-Learning Totais 1 0,50
Nelson Jorge Gaudêncio Carriço 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que a unidade curricular de Obras Hidráulicas Urbanas permita transmitir conhecimentos específicos nos domínios da conceção, dimensionamento e projeto de estruturas e obras hidráulicas em espaço urbano. Serão também transmitidos conhecimentos avançados no domínio da integração de soluções de controlo na origem, LIDs (Low Impact Developments) e outras medidas de gestão, prevenção e mitigação de cheias urbanas, permitindo assim conferir conhecimentos específicos de engenharia no domínio das cheias urbanas.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular pretende garantir que os futuros profissionais sejam profundamente conhecedores dos domínios abordados. Estes profissionais deverão estar aptos a resolver os desafios deste domínio de especialidade de forma estruturada, rigorosa e a abordar de forma multidisciplinar problemas de engenharia civil, enquadrando-os nos respetivos contextos técnico-científicos, económico, social e ambiental. Deverão ser capazes de comunicar de forma racional os resultados do seu trabalho à comunidade técnica e à sociedade em geral, realçar as capacidades de liderança, empreendedorismo e de trabalho em equipa, tendo em conta os contextos económicos e competitividade internacional. Os conteúdos programáticos, que incidem sobre diversos tipos de obras e estruturas hidráulicas em meio urbano (e.g., redes de saneamento, passagens hidráulicas) permitem atingir os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A forte componente dos conteúdos programáticos centrada na problemática das cheias urbanas, que inclui aspetos desde a conceção de soluções de engenharia à avaliação das soluções já implementadas, vai ao encontro dos objetivos da unidade curricular nesta temática. Os conteúdos programáticos formam um todo coerente pois permitem enquadrar, na perspetiva do engenheiro civil, os diferentes aspetos do ciclo urbano da água com particular relevância para a profissão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. Sistemas hidráulicos urbanos. Urbanização e suas consequências nos sistemas hidráulicos.
2. Análise, controlo, avaliação e reabilitação de sistemas de saneamento urbano. Sistemas de abastecimento de águas. Sistemas de drenagem de águas residuais domésticas, comerciais e industriais. Sistemas de drenagem de águas pluviais.
3. Integração de linhas de água em meio urbano. Exemplos, possíveis soluções e respetivos problemas e vantagens. Integração na paisagem urbana. Modelação computacional da hidrodinâmica. Materiais e soluções de projeto.
4. Desenvolvimento urbano de baixo impacte. Planeamento e avaliação de possíveis soluções. Dispositivos de controlo de águas pluviais. Avaliação do desempenho de soluções implementadas.
5. Gestão, prevenção e mitigação de cheias urbanas. Legislação nacional, comunitária e internacional. Delimitação de zonas potencialmente inundáveis. Avaliação e classificação do risco de cheia.

Bibliografia Obrigatória

Symeon Christodoulou, Michalis Fragiadakis, Agathoklis Agathokleous, Savvas Xanthos; Urban Water Distribution Networks: Assessing Systems Vulnerabilities, Failures, and Risks, Butterworth-Heinemann, 2017. ISBN: 978-0128136522
James C Y Guo; Urban Flood Mitigation and Stormwater Management, CRC Press, 2017. ISBN: 978-1138198142
Hormoz Pazwash ; Urban Storm Water Management, CRC Press;, 2016. ISBN: 978-1482298956

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas com exposição de matérias relevantes para os conteúdos programáticos, discussão de casos práticos, elaboração de modelos computacionais e discussão de casos práticos. Aulas tutoriais com apoio aos alunos na realização de trabalhos práticos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 63,50
Total: 148,50

Obtenção de frequência

A aprovação é obtida quando a média ponderada das compoentes de avaliação é superior a 9.5 valores. As componentes de avaliação consiste na realização de dois testes de avaliação, com uma ponderação de 20% cada, e dois trabalhos práticos escritos, com uma ponderação de 30% cada.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,2 T1 + 0,2 T2 + 0,3 R1 + 0, 3 R3

sendo:
CF = Classificação final
T1 = 1º teste de avaliação
T2 = 2º teste de avaliação
R1 = Relatório do primeiro trabalho prático
R2 = Relatório do segundo trabalho prático
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-07-21 às 05:33:27