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Introdução às Ciências Económicas e Empresariais

Código: CC008     Sigla: ICEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Gestão e administração

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 15 Plano Oficial do ano letivo 2020 1 - 4 45 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela de Fátima Domingues Cardoso Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Maria Rosália Ferreira Rodrigues Filipe 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços; 

2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas; 

3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo; 

5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Fornecer os conceitos básicos da análise microeconómica definida como estudo da lógica de comportamento dos agentes económicos individuais (famílias e empresas) e dos mercados onde operam no que respeita à produção, consumo e troca de bens e serviços;
2. Compreender e interpretar os comportamentos que determinam a procura e oferta de bens, a afetação de recursos produtivos através do sistema de mercado, a determinação do rendimento individual e a rentabilidade das empresas;
3. Identificar e compreender os modelos básicos da estrutura de mercado e a forma como as empresas se comportam nestas diferentes estruturas;
4. Identificar, compreender a importância e relacionar as diferentes funções da gestão de empresas, incluindo a planificação, a organização, a direcção e o controlo;
5. Compreender, de forma generalizada, as medidas da atividade económica do país.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

Microeconomia
1. Conceitos fundamentais da economia
1.1. Economia como ciência
1.2. Problema da escassez
1.2.1. Bens livres e bens económicos
1.2.2 Fronteira das possibilidades de produção
1.3. O funcionamento do sistema económico

2. Teoria elementar da oferta e da procura
2.1. Função da oferta e da procura.
2.2. Determinantes da procura e da oferta.
2.3. Deslocações das curvas da procura e da oferta.
2.4. Equilíbrio de mercado.
2.5. Alterações no equilíbrio de mercado.
2.6. Elasticidades
2.7. Intervenção do Estado.

3. Escolha racional do consumidor
3.1. Restrição orçamental.
3.2. Teoria da indiferença.
3.3. Decisão ótima do consumidor.
3.4. Excedente do consumidor.

4. Teoria da empresa
4.1. Teoria da produção.
4.1.1. A produção com um fator variável
4.1.2. A produção com dois fatores variáveis
4.2. Teoria de custos.

5. Estruturas de mercado
I. Gestão das organizações
1. Principais conceitos
2. Introdução à teoria geral da organização
II. Macroeconomia
1. Medida da atividade económica
2. Agregados reais e agregados nominais

Bibliografia Obrigatória

Samuelson, P. E Nordhaus, W. ; Economia, 19a Ed., , McGraw Hill, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas onde são transmitidos os conceitos  baseados em situações da actualidade económica familiar, empresarial e global. 
Os alunos são incentivados a reflectir sobre situações reais através de exercícios como forma de consolidar os conceitos teóricos.

Caso não seja possível a realização do teste e/ou exame presencialmente, por causa da pandemia, poderá ser exigida uma prova oral a todos os estudantes que obtenham uma classificação superior ou igual a 10.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Continua:10% participação na resolução das fichas de trabalho + 45% Teste 1 + 45% Teste 2

ou

100% Exame

Observações

Recursos:

plataforma base a utilizar para as aulas e avaliações online: Moodle;

plataforma para lecionar aulas e para interações com os estudantes, em caso de pandemia: em via videoconferência: Zoom ou Teams.

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