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Térmica e Acústica de Edifícios

Código: CC011     Sigla: TAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção civil e engenharia civil

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 14 Plano Oficial do ano letivo 2020 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Nadir Gonilho Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Cristiana Nadir Gonilho Pereira 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: português

Objetivos

Na unidade curricular de Térmica e Acústica de Edifícios (TAE) o aluno deverá adquirir conhecimentos fundamentais em matérias relativas às ciências da construção, nomeadamente em higrotérmica, acústica, ventilação e iluminação natural.

Resultados de aprendizagem e competências

Na unidade curricular de Térmica e Acústica de Edifícios o aluno deverá ficar habilitado a: 
i) conceber, com conhecimento de base científica, as construções correntes, tendo em consideração o respeito pela legislação, regulamentação e normalização existente e os conhecimentos mais atualizados na área da Física das Construções; 
ii) realizar trabalho de conceção, projeto, construção, fiscalização e avaliação que envolva a escolha das soluções construtivas mais adequadas, através de análise comparativa de soluções distintas, e a elaboração dos cálculos justificativos que demonstrem a sua adequabilidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Cap.1 Higrotérmica, térmica, acústica, ventilação, iluminação natural. Materiais de isolamento térmico e acústico.
Cap. 2 Ações climáticas em Portugal. Fenómenos de transferência de calor. Humidade e transmissão de calor em edifícios. Relações psicrométricas. Medidas de controlo da ocorrência de condensação. Equipamentos de medição.
Cap3. Conceitos de Térmica. Requisitos mínimos e regulamentares. Envolventes de FA. Locais não aquecidos. Resistências térmicas de elementos construtivos. Inércia térmica. Taxa de renovação do ar em edifícios. Pontes térmicas. Fatores solares de envidraçados. Proteção solar dos vãos envidraçados. Insolação dos edifícios. NP EN 1037.Permeabilidade ao ar de janelas e portas. Normalização vigente.
Cap. 4 Conceitos básicos de acústica. A audição sonora. Condições de audibilidade. Absorção sonora e absorção sonora equivalente. O tempo de reverberação. Acústica de salas. Conceitos e critérios básicos do projeto e da correção acústica. Normalização vigente.

Bibliografia Obrigatória

Henriques, F.; Humidades em Paredes - CED 1, LNEC, 1994
Viegas, J. C.; Ventilação Natural de Edifícios de Habitação - CED 4, LNEC, 1995
Silva, P. M. ; Acústica de Edifícios - ITE 8 , LNEC, 2003
Moret Rodrigues, António; Térmica de Edifícios, Orion, 2009. ISBN: 978-972-8620
Carlos A. Pina Dos Santos, Rodrigo Rodrigues; Coeficientes de transmissão térmica de elementos opacos da envolvente dos edifícios - ITE 54, LNEC, 2010. ISBN: 9789724921808
Carlos A. Pina dos Santos, Luis Matias; Coeficientes de Transmissão Térmica de Elementos da Envolvente dos Edifícios - ITE 50, LNEC, 2010. ISBN: 9789724920658
Carlos A. Pina dos Santos, J. Vasconcelos Paiva; Caracterização Térmica de Paredes de Alvenaria - ITE 12, LNEC, 2010. ISBN: 9789724900438
MARIA ISABEL TORRES, ANA SOFIA GUIMARÃES, VASCO PEIXOTO DE FREITAS; HUMIDADE ASCENCIONAL, FEUP Edições, 2008. ISBN: 978-972-752-101-2
Jorge Patrício; Acústica nos Edifícios - 7ª edição revista e aumentada, Publindústria, Edições Técnicas, 2018. ISBN: 9789897232626

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No decurso das aulas dá-se preferência à exposição da matéria recorrendo à utilização de apresentação de diapositivos e à realização de pormenorizações no quadro. A resolução de casos práticos e exercícios é acompanhada pelos diapositivos respetivos ou realizada no quadro, pelo docente ou, por vezes, por alunos. Propicia-se e valoriza-se a participação construtiva dos alunos nas aulas.

Avaliação contínua: Exercícios regulares (20%) + Teste 1 (40%) + Teste 2 (40%)

Avaliação por exame: A avaliação da UC em época de exame é feita exclusivamente por prova escrita, com um peso de 100% na classificação final da UC.

Na sequência da situação epidemológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, aplica-se:

No decurso das aulas dá-se preferência à exposição da matéria recorrendo à utilização de apresentações de diapositivos e à realização de pormenorizações no whiteboard, via plataforma ZOOM. A resolução de casos práticos e exercícios é realizada no quadro (whiteboard), pelo docente ou, por vezes, por alunos, via plataforma ZOOM.

A metodologia de avaliação compreende a realização de Exercícios Regulares à distância e a realização de dois Testes à distância.

Avaliação contínua: 20% Exercícios Regulares à Distância + 40% Teste 1 + 40% Teste 2

Avaliação por exame: 100% Exame

No caso de Teste/Exame com classificação superior a 16 valores, prevê-se a realização de prova oral.

No caso de suspeita de fraude, prevê-se a realização de prova oral a todos os estudantes com classificação na prova Teste/Exame superior a 9,5 valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:
CF = 20% Exercícios Regulares + 40% Teste 1 + 40% Teste 2

Exame: 
CF = 100% Exame

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

100% exame

Melhoria de classificação

100% exame

Observações

Modo de trabalho (SARS-CoV-2): à distância com recurso à ferramenta ZOOM Colibri para as sessões síncronas, 2 vezes por semana com a duração de 2 horas cada sessão, e à plataforma moodle.
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