Laboratórios I
| Áreas Científicas | 
| Classificação | 
Área Científica | 
| OFICIAL | 
Química | 
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Anos Curriculares | 
Créditos UCN | 
Créditos ECTS | 
Horas de Contacto | 
Horas Totais | 
| TPD | 
38 | 
Plano Estudos 2015 | 
1 | 
 -  | 
5 | 
60 | 
135 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da UC é proporcionar a aquisição decompetências em operações básicas de laboratório química. Após a aprovação na unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
- 1. Capacidade de analisar os dados analíticos e resultados experimentais.
- 2. Interpretar as fontes de incerteza e de suas formas de propagação.
- 3. Saber manipular material de vidro corrente do laboratório químico, equipamentos analíticos e reagentes no laboratório.
Resultados de aprendizagem e competências
Não é aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não é aplicável.
Programa
1.Segurança num Laboratório Químico 2. Tratamento de Erros 3. Unidades de Concentração e Cálculos Estequiométricos 4. Operações unitárias em Química Laboratorial: medição de massa, medição de volume, preparação de soluções 5. Processos de Separação (filtração, decantação, extracções e destilações) 6. Técnicas de purificação de compostos (cristalização, destilações, cromatografias, etc.).
Bibliografia Obrigatória
Raymond Chang; Chemistry,, Williams College, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O plano das aulas consiste em duas aulas teórico-práticas preliminares e oito trabalhos práticos realizados por equipas de dois alunos cada. O trabalho de laboratório de cada sessão é organizado da seguinte forma:
 
1 - Preparação da experiência. Os estudantes devem ler e compreender o protocolo do trabalho prático e ler bibliografia sugerida antes da sessão de laboratório. Antes do início da experiência é dedicado algum tempo à discussão da teoria do trabalho prático. 2 - Execução da experiência. Cada equipa é responsável pela realização de cada experiência sob a supervisão do instrutor. 3 – Fim da experiência. Discussão preliminar dos resultados experimentais com o instrutor. 4- Elaboração do relatório.
 
A classificação final será determinada pela ponderação desempenho proporcional dos seguintes elementos de avaliação:
 relatórios completos (60%); exame prático individual 25%; desempenho no laboratório como avaliado pelo instrutor 15%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | 
Peso (%) | 
| Participação presencial | 
  15,00 | 
| Teste | 
  25,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
  60,00 | 
| Total:  | 
  100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | 
Tempo (Horas) | 
| Frequência das aulas | 
   45,00 | 
| Total:  | 
   45,00 | 
Obtenção de frequência
Não é aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF= 0.60 x (média aritmética dos relatórios)+ 0.25 x exame prático+0.15 desempenho no laboratório
Provas e trabalhos especiais
Não é aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não é aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não é aplicável.
Melhoria de classificação
Não é aplicável.
Observações
Não é aplicável.