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Linguagens de Programação I

Código: BINF011     Sigla: LPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 31 Plano Estudos 2016 1 - 5 67,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Leonardo Gonçalves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
António Leonardo Gonçalves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Sérgio Alexandre Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem como principais objetivos oferecer ao estudante uma visão global do paradigma da programação.


No fim da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:







  1.  Noção de algoritmia como a formalização da solução para um problema bem determinado numa sequência de ações elementares. 

  2. Analisar um algoritmo fornecido e prever o resultado final da sua execução;

  3. Desenhar algoritmos em linguagem natural e pseudo-código.

  4. Compreender e conhecer: a programação de computadores como um modo de descrever algoritmos numa linguagem formal passível de ser executada num computador de uso geral;

  5. princípios elementares da programação: variáveis; instruções de decisão; instruções de ciclo; listas e arrays; o ciclo tradicional de desenvolvimento de programas de computador:

  6. desenho, programação e teste.

  7. Aplicar os conhecimentos desses princípios básicos a linguagem de programação phyton.

  8. Ser capaz de traduzir um algoritmo dado num programa completo.

  9. Ser capaz de resolver um problema dado efetuando o seu desenho, programação e teste.





Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa





O computador de uso geral e os seus componentes
Algoritmos: Definição e história dos algoritmos. Exemplos de algoritmos simples. Como descrever um algoritmo
Introdução aos paradigmas das linguagens de programação
Elementos de linguagens de programação: Variáveis de tipos elementares. Expressões e atribuição de valores. Fluxo de execução de instruções. Instruções de decisão. Instruções de ciclo. Listas e arrays Algoritmos clássicos: Algoritmos de pesquisa. Algoritmos de ordenação
Entrada e saída de dados





Bibliografia Obrigatória

Pavão martins; PROGRAMAÇÃO EM PYTHON. INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO MÚLTIPLOS PARADIGMAS, IST, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes vão dispor de um conjunto de fichas, a  partir do Moodle,  para consolidar a aprendizagem, sendo algumas resolvidas em sala de aula e outras realizadas em trabalho autónomo, com posterior supervisão do docente.

Software

https://www.anaconda.com/open-source

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência


  • Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final


  • classificação final avaliação continua:  30 % 1º Teste + 30 % 2º Teste  + 40 % avaliação Laboratorial

  • classificação final por exame:  100 % Exame

Melhoria de classificação

Os alunos com aprovação só poderão fazer melhoria na época de recurso.

Observações


  • Situações de plágio em qualquer avaliação (teste, exame e projeto) serão penalizadas com a anulação do mesmo e encaminhadas para os órgãos competentes para medidas disciplinares. 

  • No caso de avaliações remotas poderá ser solicitada uma discussão oral para validação de competências, com impacto na nota dessa mesmo avaliação. 

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