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Estruturas Especiais

Código: MEC141     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estruturas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mecânica e Estruturas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEC 6 Plano Estudos 2013 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Filipe Passos Sério Lourenço Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Miguel Filipe Passos Sério Lourenço 1,00
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Miguel Filipe Passos Sério Lourenço 2,00
E-Learning Totais 1 0,50
Miguel Filipe Passos Sério Lourenço 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O aluno deverá ficar capacitado a dimensionar pontes e viadutos de vãos pequenos e médios (da ordem de 40m).

Resultados de aprendizagem e competências

O primeiro capítulo tem como objetivo efetuar um enquadramento do conteúdo programático da unidade curricular e apresentar alguns dos problemas específicos da conceção e dimensionamento de pontes.
O segundo capítulo apresenta aos alunos as ações específicas de pontes rodoviárias e ferroviárias.
Nos restantes capítulos os alunos adquirem a capacidade de dimensionar os elementos estruturais relevantes de pontes betonadas “in-situ”.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

INTRODUÇÃO: Sistemas estruturais. Processos construtivos. Condicionamentos.
AÇÕES: Ações variáveis específicas de pontes rodoviárias e ferroviárias. Retração e fluência do betão.
DIMENSIONAMENTO DE TABULEIROS betonados “in-situ”. Análise transversal. Análise longitudinal. Pré-esforço.
PILARES: Análise longitudinal e transversal. Efeitos de 2ª ordem.
ENCONTROS: Encontros aparentes e encontros perdidos. Dimensionamento geral.
APARELHOS DE APOIO E JUNTAS DE DILATAÇÃO: Critérios de dimensionamento.

Bibliografia Obrigatória

Miguel Sério Lourenço. Pedro Ferreira; Pontes e viadutos. Folhas de acompanhamento das aulas
ICE Manual of Bridge Engineering; Ed. Gerard Parke & Nigel Hewson, Thomas Telford, 2008. ISBN: 978 0 7277 3452 5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas que recorrem a uma estratégia de exposição em sala de aula com o objetivo de passar conceitos, definições e mecanismos de interpretação dos problemas. Com as aulas teóricas é pretendido transmitir ao aluno o conhecimento necessário para a persecução dos objetivos da unidade curricular.
As metodologias de ensino também incluem aulas práticas que recorrem a uma estratégia de resolução individual ou em grupo de problemas ou trabalho do grupo com o acompanhamento do docente. Com as aulas práticas é pretendido que o aluno adquira competência para compreender, descrever e relacionar o conhecimento.
O regime de avaliação permite aferir se as competências de integração de conhecimentos foram alcançadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 79,00
Estudo autónomo 30,50
Frequência das aulas 52,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 7.5% (Aval. dist.)+5% (Trab. 1)+7.5% (Trab. 2)+10% (Trab. 3)+10% (Trab. 4)+10% (Trab. 5)+50% (Trab. 6)
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