Integração de Processos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
17 |
Plano Estudos 2015 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender o âmbito do projeto em engenharia química e biológica. Saber ler um diagrama de fabrico e perceber a sua estrutura. Dominar algumas metodologias sistemáticas de projeto de processos químicos. Saber utilizar simuladores de processos. Compreender a utilidade de heurísticas de projeto. Compreender tópicos básicos de projeto e escalonamento de processos descontínuos. Aprofundar competências na resolução de problemas integradores de conhecimentos adquiridos anteriormente.
Resultados de aprendizagem e competências
Não aplicável.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Projeto em engenharia química e biológica.
1.1 Projeto de processo e projeto de produto.
1.2 Casos de Estudo.
2. Diagramas de fabrico.
2.1 Tipos de diagramas.
2.2 Estrutura básica de processos químicos.
2.3 Análise integrada de diagramas de fabrico.
2.4 Balanços lineares e não-lineares.
2.5 Método sequencial-modular e método simultâneo.
3. Introdução à simulação de processos contínuos.
3.1 Heurísticas para análise de diagramas de fabrico.
3.2 Condições de operação e dimensionamento de equipamento.
3.3 Simuladores Comerciais (Aspen Plus, etc.).
4. Projeto e escalonamento de processos descontínuos.
4.1 Conceito de procedimento unitário ("receita").
4.2 Tempos de processamento e escalonamento da produção. 4.3 Diagramas de Gantt.
4.4 Tempo de ciclo. Relação entre projeto e escalonamento.
4.5 Efeitos de escala.
4.6 Instalações monoproduto e multiprodutos.
5. Análise económica em projeto de processo.
5.1 Estimativa de custos de investimento e custos de fabrico. 5.2 Análise de rentabilidade económica.
Bibliografia Obrigatória
Seider, W.D.; Seader, J.D.; Lewin, D.R; Product & Process Design Principles Synthesis, Analysis, and Evaluation,, John Wiley & Sons, 2004
Turton R.; Bailie, R.C.; Whiting, W.B.; Shaeiwitz, J.A.; Analysis, Synthesis, and Design of Chemical Processes, Prentice Hall International, 1998
Bibliografia Complementar
Biegle L.T., Grossmann, I.E.; Westerberg, A.W.; Systematic Methods of Chemical Process Design, Prentice Hall, 1997
Douglas,M.; Conceptual Design of Chemical Processes, McGraw-Hill Book Company, 1988
Peters,M. S.,and Timmerhaus K.D.; Plant Design and Economics for Chemical Engineers, McGraw Hill, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas recorre-se à técnica expositiva complementado com apresentação de casos, método de aula invertida e por questões de forma a estimular o interesse pelas temáticas, raciocínio e o espírito crítico dos estudantes através da realização de trabalho individual. Nas aulas de laboratório, os estudantes realizam trabalhos com recurso a softwares para resolução dos casos práticos e realizam um trabalho de grupo.
A avaliação pode ser efetuada por frequência, por exame de época normal ou por exame de época de recurso. A avaliação por frequência consiste em trabalhos em grupo (30%) e uma frequência(70%). A avaliação por exame consiste numa prova de avaliação global. A classificação mínima para aprovação é de 9,5 valores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo: 70% Teste + 30% Trabalho
Exame (todas as épocas): 100% Exame