Programação Aplicada à Bioinformática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
42 |
Plano Estudos 2016 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Slides em Inglês
Objetivos
A UC “Programação Aplicada à Bioinformática” tem como objetivo a compreensão da noção de algoritmia como a formalização da solução para um problema bem determinado numa sequência de ações elementares. No final, o estudante deverá ser capaz de: analisar um algoritmo fornecido e prever o resultado final da sua execução; desenhar algoritmos em linguagem natural e pseudo-código. Compreender e conhecer: a programação de computadores como um modo de descrever algoritmos numa linguagem formal passível de ser executada num computador de uso geral; princípios elementares da programação: variáveis; instruções de decisão; instruções de ciclo; listas e arrays; o ciclo tradicional de desenvolvimento de programas de computador: desenho, programação e teste. Aplicar os conhecimentos desses princípios básicos a uma linguagem de programação apropriada. Ser capaz de traduzir um algoritmo dado num programa completo. Ser capaz de resolver um problema dado efetuando o seu desenho, programação e teste.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os alunos deve ser capazes de ler, compreender e escrever código na linguagem "Python", assim como ser capazes de conceber e implementar tarefas simples de programação com aplicação na bioinformática.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
O computador de uso geral e os seus componentes;
Características das diferentes linguagens de programação – perspetiva histórica.
Introdução aos paradigmas das linguagens de programação
Elementos de linguagens de programação: Variáveis de tipos elementares. Expressões e atribuição de valores.
Fluxo de execução de instruções. Instruções de decisão. Instruções de ciclo.
Uso de funções
Uso de bibliotecas externas
Entrada e saída de dados
Introdução ao desenvolvimento de software: Desenho aplicacional. Técnicas de programação. Teste de programas
Bibliografia Obrigatória
Model, M.L.; Bioinformatics Programming Using Python: Practical Programming for Biological Data, O'Reilly Media, 2010. ISBN: 978-0-596-15450-9
Jones, N.C., Pevzner, P.A.; An Introduction to Bioinformatics Algorithms (Computational Molecular Biology), The MIT Press, 2004. ISBN: 978-0-262-10106-6
Lubanovic, B; Introducing Python: Modern computing in simple packages (First edition), O’Reilly Media, 2014. ISBN: 978-1449359362
Downey, A. ; Think Python (2nd edition, updated for Python 3), O’Reilly Media, 2016. ISBN: 978-1491939369
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. 1,5 h teóricas semanais para expor os conceitos e demonstrar a sua aplicação com exemplos, de modo a
familiarizar os estudantes com a programação em bioinformática.
2. 2 h práticas semanais organizadas para que os estudantes desenvolvam por conta própria o código apropriado
de modo a obter um número de scripts funcionais por aula.
Software
Python 3.X
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia computacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
39,50 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho escrito |
39,50 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Particiapaçõa nas aulas práticas, entrega de 2 trabalhos escritos (programas) e realização de um teste.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito 1 (20%) + Trabalho escrito 2 (20%) + Teste (40%) + Contexto sala de aula (20%).
Alternativamente: 100% exame escrito.