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Informática e Programação

Código: TPD003     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática e Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 41 Plano Estudos 2015 1 - 4 45 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Raquel Feliciano Barreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 3 7,50
Maria de Fátima da Costa Pereira 2,50
João Paulo Oliveira Santos 2,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de: formar uma base sólida nos conceitos abstratos de programação, que permita aos alunos a adaptação a novas linguagens de programação; Efetuar uma introdução à programação em Visual Basic, aplicando os conceitos abstratos a uma linguagem de programação específica; Dominar os conceitos de utilização de uma folha de cálculo; Deter os conceitos de programação VBA - Visual Basic for Applications.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cap. 1 - 4 sem.
Formatação de células, referências, gráficos, funções pré-definidas. VBA: construção de funções e macros.
Cap. 2 - 4 sem.
Técnicas de programação: Abordagem Top-Down, constantes, variáveis, expressões e funções.
Cap. 3 - 1.5 sem.
Pseudocódigo: Estrutura de um algoritmo, declaração de variáveis, atribuição de valores, comentários, comandos de entrada e de saída, estruturas básicas (sequencial, condicional e repetição).
Cap. 4 - 1.5 sem.
Fluxograma vs pseudocódigo: Simbologia, estrutura, declaração de variáveis, atribuição de valores, entradas e saídas, estruturas básicas. Variáveis compostas, módulos.
Cap. 5 - 3 sem.
Visual Basic - analogia com pseudocódigo e fluxograma. Programação orientada para objetos e programação dirigida por eventos, código e fundamentos do VB – variáveis, matrizes, constantes, atribuição, controlo de fluxo, instruções de repetição. Objetos de trabalho. Correção de erros de código: erros de sintaxe e semânticos.
Cap. 6 - 1 sem.
Revisões

Bibliografia Obrigatória

Buyens, Jim; Aprender + Programação, McGraw-Hill
Curtis, F; Microsoft Office Excel 2016 Step by Step, Microsoft Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com suporte de ferramentas informáticas. Os conceitos teóricos serão sempre interligados com explicações práticas e os estudantes serão convidados a realizar exercícios práticos sobre cada matéria.

Serão realizados exercícios regulares durante as aulas a serem contabilizados na avaliação contínua, e que permitirão a consolidação das aprendizagens.

A avaliação contínua será complementada com um teste escrito.

A avaliação final compreende um exame e uma componente de resolução prática de exercícios.

Software

Microsoft Excel
VBA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Por avaliação contínua

  • 40% ER+60%teste, onde ER corresponde a exercícios regulares realizados durante as aulas  (4 ER de peso 10% cada)

Por avaliação final

  • 40% T + 60% Exame, onde T corresponde a trabalhos. Estes trabalhos podem ser substituídos pelas notas obtidas nos correspondentes ER.

Não é aplicável o regime de avaliação de 100% por exame (ou seja, é aplicado um regime de exceção) uma vez que, de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a adquirir, o estudante deverá ter uma forte componente prática na utilização das ferramentas informáticas e na construção de pequenas rotinas de programação.

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