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Bioética e Segurança da Informação

Código: BINF033     Sigla: BSI     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 20 Plano Estudos 2016 2 - 5 52,5 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 1,50
Ensino Teórico-Prático: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas 1,50
Sandra Cristina Ferreira Lopes Simões do Paço 1,50
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,50
João Manuel Ladeira Vitorino Assis Barbas 1,50
Sandra Cristina Ferreira Lopes Simões do Paço 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-28.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Bioética
(OA.1) Compreender a abordagem bioética e a relevância da relação ciência, ética e sociedade.
(OA.2) Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem ética.
(OA.3) Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas
Segurança da Informação
(OA.4) Identificar os principais riscos e ameaças do Ciberespaço e a necessidade de a Segurança da Informação encontrar respostas estruturadas para as mesmas.
(OA.5) Compreender e saber aplicar os principais conceitos subjacentes à Segurança da Informação, as suas limitações e inter-relação.
(OA.6) Compreender e os principais conceitos ligados ao risco dos ativos de informação das organizações e desenvolver capacidades de análise materializadas através de diversos elementos, tais como estratégias, arquiteturas, políticas, normas e procedimentos, etc.

Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Bioética
(CP.1) Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana,
(CP.2) Fundamentos da bioética: princípios, teorias e modelos argumentativos
(CP.3) Desenvolvimentos das biotecnologias e a institucionalização da bioética.
(CP.4) Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais.
(CP.5) Questões éticas na bioinformática - convergências , conduta e casos.
Segurança da Informação
(CP.6) Enquadramento legal, nacional e internacional, da Segurança da Informação.
(CP.7) Riscos e ameaças do Ciberespaço.
(CP.8) Segurança da Informação e dos Sistemas de Informação
(CP.9) Gestão do Risco da Segurança da Informação
(CP.10) Políticas de Segurança da Informação

Bibliografia Obrigatória

João Barbas; Slides e Apontamentos de "Ética e Segurança da Informação"

Bibliografia Complementar

ANDRESS, J. ; The basics of information security: understanding the fundamentals of InfoSec in theory and practice, Elsevier/Syngress, 2014. ISBN: 9780128007440
Afify, H.; A Literature Survey on Biosafety and Bioethics: Necessary Regulations in Bioinformatics, IJARCSSE, 2015. ISBN: 2277 128X
ALEXANDER, D., A. FINCH AND D. SUTTON ; Information security management principles, Chartered Institute for IT, 2013. ISBN: 9781780171753
Hoyt, R.E., Bailey, N. & Yoshihashi, A. ; Health Informatics: Practical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, Iuiu.com, 2012
Maria do Céu Patrão Neves (coord.); Ética: dos Fundamentos às Práticas, Almedina, 2017. ISBN: 9789724418988
Robert M. Veatch; The Basics of Bioethics, Routledge, 2016. ISBN: 9781138580084
Soraj Hongladarom; Ethics of Bioinformatics: A Convergence between Bioethics and Computer Ethics, Asian Biotechnology and Development Review, 2006 (Vol. 9 No. 1, pp 37-44)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino utilizadas:
(M1) Método Expositivo.
(M2) Método Interrogativo através do estudo de casos e/ou resposta a questionários relativos aos mesmos ou aos conceitos expostos nas aulas, documentos nacionais e internacionais nas matérias em análise, podendo incluir comentários de filmes ou documentários.
(M3) Método Ativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais.

Metodologias de Avaliação

Avaliação contínua
A avaliação contínua compreende a realização de atividades autónomas em sala (TA), a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) e a realização de um teste final individual (T).

Avaliação final

A avaliação final compreende a realização de um Trabalho Individual (TI) e a realização de exame individual (E).
 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Avaliação Contínua (Assiduidade como condição de acesso a avaliação contínua): 50%

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação:

  • Trabalho Autónomo (i.e. Exercícios Regulares em contexto de sala de aula - TA)
  • Trabalho de Grupo (TG)
  • Trabalho Individual (TI)
  • Teste (T)
  • Exame (E).


Avaliação Contínua: 20% (TA) + 40% (TG) + 40% (T)

Avaliação Final: 50% (TI) + 50% (E)

Melhoria de classificação

No caso de melhoria de classificação em Avaliação Final, será considerada a nota do Trabalho de Grupo (TG) obtida em Avaliação Contínua. Opcionalmente, o aluno poderá optar por realizar um Trabalho Individual (TI).
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