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Refinaria

Código: TPD025     Sigla: REF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 6 Plano Estudos 2015 2 - 5,5 75 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro dos Santos Lopes Castela Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
António Pedro dos Santos Lopes Castela 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Durante as apresentações das aulas teóricas os termos técnicos são também leccionados em inglês. Para além disso, os alunos têm de fazer uma apresentação escrita em inglês e efectuar a sua apresentação oral para toda a turma em inglês.

Objetivos

O objectivo desta unidade curricular consiste em que os estudantes adquiram competências no que respeita aos processos e operações mais importantes na refinação, entendendo a evolução dos processos em questão ao longo das décadas o que lhes permitirá ter visão mais rigorosa sobre o futuro desta indústria.
Os estudantes deverão reconhecer quais os diversos processos mais indicados para a refinação e tratamentos das diferentes matérias-primas, bem como quais os processos necessários para a obtenção dos produtos finais requeridos e melhoria dos mesmos. Destes destacam-se os processos de conversão (Decomposição, síntese, alteração e rearranjo), bem como os processos de fraccionamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Não se aplica

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução

  2. Processos de Fraccionamento e Pré-tratamentos

  3. Processos de Conversão: Decomposição - Cracking Térmico; Cracking Catalítico; Hidrocracking; Produção de Hidrogénio

  4. Processos de Conversão: Unificação – Dessulfurização; Alquilação; Polimerização

  5. Processos de Conversão: Alteração ou rearranjo -Reforming; Isomerização

  6. Processos de Tratamento: tratamento com aminas; Secagem; Hidrodessufurização; Hidrotratamentos; tratamentos por solventes

  7. Outros processos numa refinaria

Bibliografia Obrigatória

Robert A. Meyer; Handbook of Petroleum Refinning Process , McGraw Hill, 2004
H.K. Abdel-Aal, Nohamed Aggour, M.A. Fahim; Petroleum and Gas Field Process, Marcel Decker, 2003

Bibliografia Complementar

Robert E. Maples; Petroleum Refinery Process Economics , PennWell Corp., 2000
Ozrem Ocic; Oil Refineries in the 21st century, Jphn Willey, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta é uma unidade curricular essencialmente teórica e nas aulas os conteúdos são leccionados por exposição, utilizando meios audiovisuais. Nas aulas TP os estudantes analisam problemas práticos reais que podem ocorrer durante estes processos. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes efectuarem trabalhos/projectos de pequena dimensão, na qual têm de recolher informação bibliográfica.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia química
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de processos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 53,50
Frequência das aulas 75,00
Total: 148,50

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Avaliação contínua:

NF=(T1*0.45+T2*0.45)+TI*0.1

b) Avaliação por exame será a nota do exame

No que se refere à avaliação dos testes e exames, caso tenham de realizar-se à distância, será feita por teste individual Online (moodle), com obrigatoriedade de câmara ligada. Caso esta não esteja ligada ou por outra razão que seja considerada pertinente poderá realizar-se uma discussão oral de defesa da nota em teste/exame. Essa discussão permitirá manter a avaliação ou reprovar. A avaliação oral será sempre no âmbito das respostas dadas e do teste/exame realizado.
Em caso de fraude comprovada será feita participação à Escola/IPS para que estas tomem as medidas que acharem mais adequadas.

Observações

A avaliação aqui indicada é diferente da apresentada na submissão da A3ES, já que o peso do trabalho passou a ser de 10%, em vez de 20%. Isto deve-se ao facto de não ser permitido colocar avaliação mínima nos testes.
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