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Projeto no Ramo de Refinação

Código: TPD045     Sigla: PRF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Química e Industrial
OFICIAL Processos em Engenharia Química e Biológica

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=2113
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Petróleo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPD 17 Plano Estudos 2015 3 - 22 3 594

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Nunes Serralha Responsável

Docência - Horas

Outra: 0,20

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objetivo de Projeto no Ramo refinação é conseguir que o estudante resolva um novo problema, correspondendo a uma nova situação, com base nas capacidades e conhecimentos adquiridos durante o curso. São ainda objetivos desta unidade curricular:

i) aprender a escrever um CV, uma carta de motivações e como se preparar para uma entrevista de emprego;

ii) aperceber-se da importância da comunicação no sucesso das atividades de um profissional na sua área de formação; conseguir elaborar e apresentar oralmente relatórios de trabalhos complexos;

iii) conhecer de uma forma genérica os processos de algumas indústrias de refinação

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ter obtido aprovação a um número de ECTS igual ou superior a 130.
Não ultrapassar 42 ECTS por aprovar no semestre.
UC Laboratórios I e Laboratórios de Tecnologias do Petróleo IB, IIB e IIIB aprovadas.

Programa

-Elaboração de projeto numa indústria da refinação, com Plano de Estudos diferente de estudante para estudante

- Estrutura de um Curriculum Vitae e de uma carta de motivação

- Postura e atitudes durante uma entrevista para emprego

- Exemplos de Processos Químicos existentes numa Refinaria e respetivos processos de produção

- Como estruturar um relatório de projeto

- Como estruturar uma apresentação oral numa língua estrangeira.

Bibliografia Obrigatória

-; Variável

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O estudante participa em Seminários relacionados com a inserção no mercado de trabalho e em semnários dados por profissionais da área.

O estudante realiza um projeto ou estágio na área. 

No final o estudante entrega um relatório, que apresenta oralmente em Inglês e discute.

A nota final é atribuída pelo júri (que inclui os orientadores), sendo lavrada uma ata.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de projeto 504,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 70,00
Frequência das aulas 18,00
Total: 594,00

Obtenção de frequência

Realização de atividades de estágio/projeto com duração de 504h  e  elaboração de um Relatório sujeito a apresentação (em língua inglesa) em prova pública.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final


Classificação Final = ((C1+C2+C3+C4)/4) * 60%) + (C5 * 20%) + (C6 * 20%)

Os critérios considerados na fórmula final são os seguintes:

C1 - Competências inerentes ao perfil profissional - neste critério é avaliado em partes iguais:
a. Responsabilidade e compromisso com o trabalho proposto, 
b. Dinamismo e iniciativa, 
c. Organização pessoal, 
d. Assiduidade e pontualidade.


C2 - Comunicação e Atitude - neste critério é avaliado em partes iguais:
a. Capacidade de trabalho em equipa e cooperação;
b. Adaptação ao local de estágio;
c. Capacidade de resolver novos problemas.
d. Resiliência e tolerância às dificuldades.
e. Disponibilidade.

C3 - Conhecimento/aplicação dos conhecimentos adquiridos - neste critério é avaliado em partes iguais:
a. Capacidade de espírito crítico.
b. Compreensão das tarefas solicitadas.
c. Aplicação dos conhecimentos adquiridos.

C4 - Competências específicas do estágio - neste critério é avaliado em partes iguais: 
a. Respeito e cumprimento das normas de higiene e segurança.
b. Aprendizagem prática de métodos e boa organização.
c. Rigor e destreza na execução do trabalho.
d. Autonomia no desempenho das funções.

C5 - Redação do Relatório de estágio - neste critério é avaliado em partes iguais:
a. Qualidade da estrutura, linguagem e apresentação.
b. Qualidade dos Fundamentos teóricos (incluindo citações) - Pesquisa autónoma.
c. Objetivos e sua concretização.
d. Rigor científico/técnico e atenção aos pormenores.
e. Análise crítica dos resultados.
f. Estrutura e organização da bibliografia (literatura maioritariamente científica)
g. Cumprimento do prazo de entrega perante o supervisor e o orientador.


C6 - Apresentação e discussão do relatório neste critério é avaliado em partes iguais: 
a. Clareza do material de apoio.
b. Clareza da exposição.
c. Rigor científico/técnico.
d. Segurança.
e. Demonstração do conhecimento perante o júri.


UC com avaliação sem exame final (regime de exceção) por ser uma UC que apresenta como objetivo de aprendizagem o desenvolvimento de atividades em contexto de trabalho ou treino de iniciativas empreendedoras.

Trabalho de estágio/projeto

Trabalho de projeto/estágio na área.

Melhoria de classificação

UC não sujeita a melhoria de classificação.
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