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Análise e Tratamento Estatístico de Dados

Código: TLQBVF08     Sigla: ATED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estatística

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico - Vila Franca de Xira

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQBVF 12 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 4 45 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela de Fátima Domingues Cardoso Marques Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Arnaldo José Gonçalves Rolo 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-03-20.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos





O principal objetivo é fornecer um conjunto de conhecimentos básicos que permitam ao estudante fazer uma análise descritiva sobre um conjunto de dados.






O estudante dever ser capaz de aplicar as medidas descritivas apropriadas aos dados em estudo, entender como deve ser realizada uma amostragem correta e identificar as restrições e os limites da representatividade de uma amostra.





Resultados de aprendizagem e competências

Não Aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não Aplicável

Programa





Introdução à Estatística: População, amostra, variáveis. Classificação de variáveis. Transformação de escalas. – 1 Semana


Estatística Descritiva Univariada: tabelas de frequências; medidas descritivas de localização e de dispersão; coeficientes de assimetria e de achatamento; avaliação da dispersão da amostra; representações gráficas de dados discretos, contínuos e qualitativos: histograma; gráfico de barras; pictograma; gráfico circular; caule-e-folhas, diagrama de extremos e quartis com análise de outliers; comparação gráfica de amostras; gráficos traiçoeiros. – 3,5 Semana


Estatística Descritiva Bivariada: tabelas cruzadas e tabelas de contingência; diagrama de dispersão; coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman; regressão linear. – 2,5 Semanas


Software de apoio às aulas Estatística Descritiva Univariada e Bivariada: R ou outro similar. – 3 Semanas


Probabilidades: teoria dos conjuntos; experiências aleatórias; conjuntos de resultados; acontecimentos; operações sobre acontecimentos; aproximação frequencista de probabilidade; definição clássica ou de Laplace; definição axiomática de probabilidades; propriedades da probabilidade, probabilidade condicionada e independência; acontecimentos independentes e teorema de Bayes; – 3 semanas

Distribuição de frequências relativas e distribuições de probabilidades: variável aleatória; função massa de probabilidades e função densidade de probabilidade; média vs valor médio; desvio-padrão amostral vs desvio-padrão populacional. – 2 semanas





Bibliografia Obrigatória

Guimarães, R. Campos e Cabral, J.A Sarsfield; Estatística, McGraw-Hill, 1999
Hainant, L.; Conceitos e Métodos Estatísticos , Vol.1 e 2, Gulbenkian, 1997
Murteira, B. et al.; Introdução à Estatística, McGraw-Hill, 2002
Maroco, J.; Análise estatística – com utilização do SPSS (3ª Edição), Edições Sílabo, 2007
Daniel, W. W.; Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences., John Wiley & Sons, Inc., 1999

Bibliografia Complementar

Galvão de Mello; Probabilidades e Estatística, Escolar Editora, 2000
Lopes, A.; Probabilidades e Estatística, Reichmann & Afonso Editores, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, os métodos estatísticos. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações. Nas aulas serão resolvidos exercícios práticos e, sempre que possível, com recurso ao software R ou outro similar. Os estudantes são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.





Software

R ou outro similar

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Não Aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua
Nota Final: 30% - 1º Teste + 40% - 2º Teste+ 10% Ficha1 + 10% Ficha2 +  10% Ficha3 

ou

100% Exame  ou 70% Exame + 10% Ficha1 + 10% Ficha2 +  10% Ficha3 


 





 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável
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