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Métodos de Análises de Águas

Código: TLQBVF10     Sigla: MAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Tecnologia dos processos químicos

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=385
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico - Vila Franca de Xira

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQBVF 13 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 60 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Gabriela Gonçalves Neves Gomes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Iúri Alexandre Bacalhau de Sousa 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo que o estudante conheça diferentes métodos e técnicas de análise de águas, os seus procedimentos e importância, bem como os procedimentos necessários para validar os métodos.
Assim o aluno deve terminar a a ser capaz de planear e gerir a execução de ensaios químicos de rotina, especializados para a análise de águas. Assim pretende-se ainda que o aluno consiga: - Realizar os cálculos necessários para a preparação de soluções; - Conhecer a instrumentação dos vários métodos analíticos; - Calibrar os equipamentos de análise; - Entender o conceito de controlo de qualidade; - Entender o conceito de validação do método de análise; - Interpretar os resultados experimentais tendo por base a legislação em vigor.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

Conteúdos Teóricos:
1. Tipos de águas e suas características. Qualidade da água, parâmetros analisados e legislação nacional e europeia em vigor.
2. Controlo Qualidade em análises químicas.
3. Técnicas de amostragem e tipos de análises químicas.

Conteúdos Práticos Laboratoriais:
1. Determinação de Sólidos.
2. Determinação da Alcalinidade.
3. Determinação da Acidez.
4. Determinação da Oxidabilidade.
5. Determinação do Oxigénio Dissolvido
6. Determinação da Sílica.
7. Determinação do Manganês.

Bibliografia Obrigatória

Freeman, W. H.; Quantitative Chemical Analysis, Lidel, 2010
Skoog, Douglas A.; Fundamentos de Qumica Analítica, Thomson, 2007. ISBN:
. APHA-AWWA-WPC; — Standard Methods for the Exami nati on for Water and Wastewater , merican Health Association, 1998
Relacre; Guia RELACRE 13 - Validação de Métodos Internos de Ensaios em Análise Química
Castro, Augusto; Validação de Métodos na Anál i se Quí mi c, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Realização de vários trabalhos laboratoriais em trabalho de grupo de estudantes (3-4 estudantes). A realização de cada trabalho laboratorial é antecedida pela realização de um mini teste sobre o trabalho a realizar tendo por base o protocolo de cada trabalho experimental. Após a conclusão do trabalho laboratorial, os grupos de alunos deverão entregar um relatório para avaliação. No final do semestre cada grupo apresentará um poster sobre um dos trabalhos realizados.

Fórmula de avaliação para avaliação continua:
(0,20 x Teste Global) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster)

Fórmula de avaliação para 1ª ou 2ª época:
(0,20 x Exame) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster)

Fórmula de avaliação para Época Especial:
(0,20 x Exame) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster)

No caso de não ser possível realizar o teste/exame presencialmente, devido à pandemia de SARS-CoV-2, os docentes poderão exigir aos estudantes a realização de uma prova oral a todos os estudantes que tenham obtido uma classificação superior ou igual a 9,5. A nota obtida na prova oral corresponderá à nota do teste/exame.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com assuidade obrigatória nas aulas laboratoriais (minimo de 80%).

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação para avaliação continua:

 (0,20 x Teste Global) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster)

 

Fórmula de avaliação para 1ª ou 2ª época:

(0,20 x Exame) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster) 

 

Fórmula de avaliação para Época Especial:

(0,20 x Exame) + (0,10 x Trabalho Teorico1) + (0,20 x Relatórios) + (0,20 x Trabalho Laboratorial) + (0,20 x Prova Laboratorial) + (0,05 x Mini Testes) + (0,05 x Poster

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