Processos de Separação Avançados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBQ |
17 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC, os estudantes deverão enriquecer os conhecimentos na área de processos de separação. Para além disso, esta UC pretende preparar os alunos para a seleção, análise e projeto de processos de separação importantes na indústria, com especial ênfase nas operações de separação com membranas e processos de sorção/adsorção.
Resultados de aprendizagem e competências
Não Aplicável
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Processos de Separação por recurso a membranas: microfiltração (MF), ultrafiltração (UF), nanofiltração (NF), osmose inversa (OI), eletrodiálise (ED), pervaporação (PV), permeação gasosa (PG). Dimensionamento do equipamento. Parâmetros de funcionamento. Equações de transporte.
- Processos de separação por sorção e adsorção: cromatografia e permuta iónica. Cinética e equilíbrio em processos de sorção. Mecanismos de dispersão em colunas.
- Secagem de Sólidos. Equipamento de secagem e sua seleção. Cálculo do tempo de secagem em descontínuo. Cálculo da área de transferência de secadores contínuos de aquecimento convectivo. Conservação de energia em secadores.
- Processos de extração supercrítica. Fundamentos, funcionamento e aplicações.
Bibliografia Obrigatória
J. D. Seader, Ernest J. Henley; Separation Process Principles, John Wiley & Sons, New York, 1998
W.L. McCabe, J.C. Smith, P. Harriot; Unit Operations of Chemical Engineering, McGraw Hill, 2005
Bibliografia Complementar
D.W. Green, R.H. Perry; Perry's Chemical Engineers' Handbook, McGraw-Hill, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A matéria teórica é apresentada promovendo o envolvimento e a participação de todos os estudantes, desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e estimulando o seu espírito crítico. Será disponibilizado material de consulta sobre as matérias lecionadas na plataforma Moodle. Prevêem-se algumas visitas técnicas guiadas, no tempo disponibilizado para aulas com a tipologia PL, permitindo a consolidação das temáticas lecionadas. A avaliação contínua consiste em 2 testes (50% cada) OU Exame final (100%).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não Aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação em período letivo:
50% Teste 1 + 50% Teste 2
Exame (todas as épocas):
100% Exame.