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Biologia Molecular e Celular

Código: BINF009     Sigla: BMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=517
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioinformática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
BINF 34 Plano Estudos 2016 1 - 5 75 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Sofia Guedes de Campos Justino Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Marta Sofia Guedes de Campos Justino 2,50
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
David Leitão da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objectivo o aprofundar dos conhecimentos sobre a unidade básica functional dos seres vivos – a célula, em termos da sua composição, dinâmica e funcionamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes conheçam os e entendam os eventos celulares e moleculares intrínsecos ao funcionamento, regulação e diferenciação celular, e adquiram a capacidade de ter uma perspectiva global do funcionamento das células e consequentemente dos organismos vivos. Pretende-se também que os estudantes adquiram conhecimentos e consigam aplicar metodologias experimentais básicas de biologia molecular

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Célula. Constituintes básicos e aspetos evolutivos. Organismos modelo e análise dos componentes celulares.
2. Fundamentos de Biologia Molecular
2.1. Expressão da informação genética.

  1. Ácidos nucleicos – estrutura e função;

  2. hereditariedade e código genético;

  3. organização e evolução dos genomas;

  4. Genomas sequenciados;

  5. Síntese e processamento de ARN. Tradução. Regulação transcricional e pós-transcricional.


2.2 Técnicas de ADN recombinante.



  1. Endonucleases e ligases

  2. Técnica de PCR

  3. clonagem e expressão de genes

  4. Novas tecnologias


3. Organização Interna da Célula Eucariótica

3.1. Núcleo: transporte entre núcleo e citoplasma; nucléolo.


3.2 Sistema Endomembranar. Processamento e endereçamento de proteínas. Transporte vesicular. Endocitose e fagocitose


3.3 Bioenergética: mitocôndrias, cloroplastos e fotossíntese, peroxissomas.


3.4 Sinalização Celular. Recetores de membrana e vias de transdução de sinal. Desenvolvimento, diferenciação e apoptose.

Bibliografia Obrigatória

coord.Carlos Azevedo, Cláudio E. Sunkel; Biologia celular e molecular, Lidel , 2012. ISBN: ISBN 978-972-757-692-0 (5ª ed.atual. e aum.)
Bruce Alberts ...[et al.]; Molecular biology of the cell, Garland Science, , 2008. ISBN: ISBN 0-8153-4106-7 (5th ed.)
David Sadava ...[et al.]; Life : the science of biology, Sinauer Associates, 2014. ISBN: ISBN 978-1-4641-3639-9 (10ª edição)
T. A Brown; Gene Cloning and DNA Analysis : An Introduction, John wiley and sons ltd, 2016. ISBN: 9781119072560 (7ª edição)
Jeff Hardin, Gregory Bertoni, Lewis J. Kleinsmith; Becker's world of the cell, Pearson, 2012. ISBN: ISBN 0-321-70978-0. - ISBN 978-0-321-70978-3

Bibliografia Complementar

Harvey Lodish...[et al.]; Molecular cell biology, W.H. Freeman, cop., 2008. ISBN: ISBN 978-0-7167-6017 (6th ed)
Michael R. Green, Joseph sambrook; Molecular cloning : a laboratory manual, CSH Press, 2012. ISBN: ISBN 978-193611342-2 (4 th ed)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular está organizada em duas grandes componentes, uma teórica e outra teórico-prática, e ainda uma pequena componente prática laboratorial. O conteúdo teórico será apresentado com recurso a suporte informático (apresentações em powerpoint, pequenos vídeos ilustrativos). Na componente teórico-prática serão realizados exercícios práticos relevantes ao conteúdo programático, tais como fichas de exercícios, desenvolvimento de tarefas/trabalhos em grupo numa vertente de problem-based learning, de casos-estudo e de pesquisa recorrendo sempre que possível a plataformas online e softwares de biologia molecular. No laboratório serão realizados procedimentos simples de ilustração das técnicas básicas de biologia molecular, seguidos da interpretação dos resultados. Será avaliada a preparação prévia da aula, a execução e interpretação dos resultados (caderno de laboratório). 

Software

Benchling
Lasergene

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Teste 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Na componente laboratorial, só é permitida uma única falta nas 3 aulas previstas.
A assiduidade às aulas teóricas e teórico-práticas não é critério de acesso à avaliação contínua.

O contributo das componentes "Participação em Aula" e "Componente Laboratorial" na avaliação por exame requer que seja cumprida a condição de assiduidade (70% assiduidade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:
NF= 70% (T1 +T2)/2 + 10% TG + 10% PA+ 10% CL
Nota mínima da média dos Testes é 9,0 val.

T - Teste
TG - Trabalho de Grupo (Temas de Biologia Molecular)
PA - Participação em aula
CL - Componente Laboratorial

Avaliação por Exame :
NF= 100 % Exame OU 90% Exame + 10% CL OU 80% Exame + 10% CL + 10% TG OU 70% Exame + 10% CL + 10% TG + 10% PA OU 90% Exame + 10% TG 

PA, TG e CL são componentes realizadas em avaliação contínua

Nota mínima do Exame é 9,0 val.

O contributo das componentes "Participação em Aula" e "Componente Laboratorial" na avaliação por exame requer que seja cumprida a condição de assiduidade (70% assiduidade).

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para estudantes com estatutos especiais (p.ex., trabalhadores estudantes) que não consigam de todo frequentar as aulas, o peso das componentes de avaliação contínua que não consigam efetuar,  será somado ao peso da média dos testes na fórmula da nota final, podendo esta atingir:
CF = 100% (Teste 1 + Teste 2)/2
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