Data Mining
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BINF |
25 |
Plano Estudos 2016 |
2 |
- |
5 |
67,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;
- Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.
- Compreender a importância do Data Mining nas organizações
- Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;
- Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer os conceitos associados ao Business Intelligence, nomeadamente DataWarehouse, ETL e Reporting Tools e, a infraestrutura tecnológica de suporte;
- Entender a importância do Business Analytics como prática de exploração iterativas de dados, permitindo a tomada de decisão.
- Compreender a importância do Data Mining nas organizações
- Descobrir conhecimento em Bases de Dados através da aplicação de técnicas de Data Mining;
- Compreender os principais conceitos, metodologias e técnicas de Data Mining.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Desafios da Modelação e Análise de Dados em Bioinformática
- Business Intelligence e infraestrutura de suporte
- Conceitos Fundamentais do Data Mining
- O Data Mining e a Bioinformática
- Tendências atuais e futuras
Bibliografia Obrigatória
Han, J., Kamber, M.; Data Mining – Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann , 2011
He, Z.; Data Mining for Bioinformatics Applications, Elsevier Ltd., 2015
Larose, D. e Larose C.; Data Mining and Predictive Analytics, John Wiley & Sons, Inc, 2015
Provost, F. e Fawcett, T.; Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking., O'Reilly Media, 2013
Sharda, R.; Delen, D. and Turban, E.; Business Intelligence, Analytics and Data Science: A Managerial Approach, Pearson, 2018
Shmueli,G.; Bruce,P.; Gedeck, P.; Patel, N.; Data Mining for Business Analytics: Concepts, Techniques and Applications in Python, Wiley, 2020
Bramer, M,; Principles of Data Mining, Springer, 2020
Tan; P.-N.; Steinbach,M.; Karpatne, A. and Kuumar, V.; Introduction to Data Mining, Pearson Education, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias integram:
- Expositivo e Participativo com a finalidade de promover uma aprendizagem por descoberta, através da exploração individual e em grupo, da importância do Business Intelligence e da infraestrutura de suporte; aplicação dos conceitos e resolução de casos práticos, suportando-se na resolução de exercícios que permitam a concretização dos conceitos fundamentais de Business Intelligence e da descoberta de conhecimento em bases de dados através da aplicação de técnicas de Data Mining.
De modo a fomentar o desenvolvimento das competências em grupo será realizado um trabalho em grupo e discussão do respetivo trabalho na área específica de aprendizagem.
Software
Python
Orange Data Mining
Microsoft PowerBI
Anaconda - Jupyter Notebook
R Studio
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho escrito |
34,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação contínua compreende:
- a elaboração, apresentação e discussão de um trabalho em grupo (TG) - 40%;
- a realização de dois testes (T) – 50% (média dos 2 Testes) e;
- realização de atividades ao longo das aulas (PA) - 10%.
NF= 40%TG + 50% (média de 2 testes) + 10% PA
Existe aprovação na unidade curricular quando a Classificação Final for igual ou superior a 10 valores.
Nota minima de média dos testes é de 9,5 valores.
Nota minima do trabalho de grupo é de 08 valores.
Avaliação por Exame:
NF = 100 % Exame".
Provas e trabalhos especiais
Se o teste de avaliação individual de conhecimentos for realizado em modo de ensino à distância, e se o aluno obtiver neste teste de avaliação uma classificação igual ou superior a 17 pontos, deverá realizar uma prova oral para defender a classificação obtida.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realização de um exame final teórico/prático (100%).
Melhoria de classificação
Realização de um exame final Teórico/Prático (100%).
Observações
Em caso de deteção de situação irregular (fraude) no processo de avaliação será aplicado o Regulamento Disciplinar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (Despacho n.º 13714/2016, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 219 em 15 de novembro) tendo também em consideração o Despacho n.º 40/Presidente/2021 "Medidas a adotar em situações associadas a fraude nos processos de avaliação dos cursos lecionados nas escolas do IPS".