Engenharia Genética
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biotecnologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
BIOT |
61 |
Plano Estudos 2015 |
3 |
- |
4,5 |
52,5 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1.Compreender os fundamentos da engenharia genética
2.Compreender o potencial biotecnológico de plantas, animais e microrganismos no âmbito da engenharia genética
Resultados de aprendizagem e competências
3.Conhecer metodologias comuns na engenharia genética
4.Aplicar técnicas de DNA recombinante e de clonagem em bactérias
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Biotecnologia e Engenharia Genética
2.Tecnologia de DNA Recombinante
2.1.Enzimas específicas
2.2.Construção de moléculas recombinantes
2.3.Métodos de PCR
2.4.Métodos de sequenciação automática
2.5Livrarias de ADN
2.6.Aplicações
3.Sistemas de expressão
3.1.Organismos hospedeiros
3.2.Vectores
3.3.Clonagem de genes
3.4.Aplicações
4.Modelos trangénicos
4.1.Animais e plantas
4.2.Knockout funções de genes
4.3.Aplicações
5.Mecanismos de Terapia Génica
5.1.Vectores
5.2.Células-alvo
6.Tecnologias Reprodutivas
6.1.Técnicas de fertilização e de criopreservação
6.2.Transferência de gâmetas
Bibliografia Obrigatória
T. A. Brown; Gene cloning and DNA analysis : an introduction, Wiley Blackwell, , 2016. ISBN: 978-1-119-07256-0 (7.ª ed.)
Desmond S. T. Nicholl; An introduction to genetic engineering, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 978-0-521-61521-1 (3rd ed)
A. J. Nair; Introduction to biotechnology and genetic engineering, Jones & Bartlett Learning, 2008. ISBN: 978-0-7637-7375-5
Keith Wilson, John Walker; Principles and techniques of biochemistry and molecular biology, Cambridge University Press, 2010. ISBN: 978-0-521-73167-6
Michael R. Green, Joseph sambrook; Molecular cloning : a laboratory manual, CSH Press, 2012. ISBN: 978-193611342-2 (3 volumes)
Benjamin Lewin; Genes, John Wiley & Sons
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A componente teórica será apresentada em modo expositivo com recurso a suporte de diapositivos Powerpoint. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados aspetos mais práticos dos conteúdos programáticos através da resolução de exercícios. A integração dos conceitos será efetuada também através da elaboração de um pequeno projeto de engenharia genética (conceber uma estratégia de clonagem com um objetivo específico).
Software
ensembl.org e ncbi.nlm.nih.gov (bases de dados online)
Lasergene
Benchling
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Genética
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Engenharia biológica > Engenharia genética
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
46,50 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua: NF = 70% (média de 2 testes) + 25% (pequeno projeto) + 5% participação nas aulas
Nota mínima da média dos testes é 9,0.
Avaliação por Exame: NF = 100 % Exame OU 70% Exame + 25% (pequeno projeto) + 5 % participação nas aulas OU 75% Exame + 25% (pequeno projeto)– será aplicada a melhor das opções.
Nota mínima do exame é 9,0.
Provas e trabalhos especiais
O projeto de clonagem será elaborado parcialmente em aula, como forma de contextualização dos conceitos teóricos e da sua aplicação para solucionar um dado problema. A evolução do projeto será acompanhada ao longo do semestre, estabelecendo-se “prazos” intermédios para terminar etapas específicas. A calendarização das etapas a desenvolver no projeto pressupõe que esteja concluído três semanas antes do fim do semestre, mas terá um prazo alargado de entrega até ao final do período letivo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para trabalhadores estudantes que não possam assistir às aulas e participar, na avaliação contínua, a percentagem dessa componente reverte para a percentagem dos testes.
Não se prevê outro regime de avaliação especial, não constante nos já previstos no Regulamento.