Código: | BIOT160 | Sigla: | RB B |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Processos em Engenharia Química e Biológica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biotecnologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
BIOT | 77 | Plano Estudos 2015 | 3 | - | 5,5 | 75 | 148,5 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Isabel Teixeira de Sousa | Responsável |
Ensino Teórico: | 2,00 |
Ensino Teórico-Prático: | 2,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico | Totais | 1 | 2,00 |
Isabel Teixeira de Sousa | 2,00 | ||
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 5,00 |
Isabel Teixeira de Sousa | 2,50 |
Cap 1: Comparação de reactores químicos com reactores biológicos. Fatores chave no projeto de biorreatores.
Cap 2: Cinética microbiana; Equações de balanço mássico. Rendimento de uma reação e sua determinação. Classificação de produtos. Inibição do crescimento celular pelo substrato e pelo produto.
Cap 3: Modos de operação: continuo; descontínuo e modo semi-contínuo e plug-flow.
Cap 4: Transferência de oxigénio em culturas celulares.
Cap 5: Mistura e agitação. Biorreatores sem agitação mecânica.
Cap 6: Transferência de calor em biorreatores.
Cap 7: Esterilização dos meios fermentativos pelo calor, em descontínuo e em contínuo. Filtração do ar.
Cap 8: Critérios de mudança de escala de biorreatores.
Cap 9: Exemplos de aplicação de biorreatores.Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 5,00 |
Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 67,50 |
Trabalho de investigação | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 148,50 |
A avaliação contínua inclui um trabalho em grupo sobre uma aplicação dos reatores biológicos, selecionada de um conjunto de temas propostos. Outros temas que se enquadrem no contexto da operação e dimensionamento de reatores biológicos e se enquadrem no âmbito dos objetivos da UC poderão ser propostos.
O trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros sobre a temática atribuida ao grupo.
No final, o trabalho é apresentado com suporte de powerpoint, reservando tempo para posterior discussão e questões. O trabalho escrito poderá ser em português ou inglês devendo a sua apresentação ser em inglês. Incluirá ainda questões sobre o trabalho apresentado para colocar aos colegas que assistem. Poderá ser atribuída uma nota diferente a cada elemento do grupo de acordo com a apresentação e domínio do tema.
Ao aluno que assine o trabalho escrito e não realize a apresentação do mesmo, será atribuída apenas uma classificação à componente escrita (correspondendo a um peso de 40% do trabalho).
A participação presencial inclui a entrega de exercícios, questões ou casos de estudo selecionados, apresentados em aula, e resolvidos individualmente ou em grupo pelos alunos.