Hidráulica Geral
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Hidráulica e Ambiente |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CIVN |
22 |
Plano Estudos 2019 |
2 |
- |
6 |
90 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudante deverá adquirir conhecimentos acerca dos conceitos e princípios fundamentais da Hidráulica com interesse para a Engenharia Civil. Pretende-se que o estudante adquira uma formação básica para a resolução de problemas hidráulicos correntes, nomeadamente no que respeita à hidrostática, hidrocinemática, hidrodinâmica, leis de resistência aos escoamentos, escoamentos sob pressão e escoamentos com superfície livre. Tratando-se de uma ciência de base para um engenheiro civil, os estudantes devem assegurar o seu domínio individual nas matérias ministradas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos asseguram a cobertura dos objetivos da UC, iniciando-se pela base, com as propriedades dos fluidos e a hidrostática e terminando com a aplicação prática dos conceitos aos canais. Em cada tópico, os conteúdos teóricos são ministrados de forma a que o aluno compreenda as hipóteses simplificativas que efetua em cada contexto e a quando as pode efetuar ou não, no sentido de o alertar para a necessidade de, no futuro, investir adicionalmente na sua formação na área ou recorrer a colegas especialistas. Procura-se que os exercícios práticos tenham uma forte ligação à engenharia civil.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Propriedades físicas dos fluidos
2. Hidrostática
3. Hidrocinemática
4. Hidrodinâmica
5. Leis de resistência dos escoamentos uniformes
6. Escoamentos permanentes sob pressão
7. Bombas hidráulicas
8. Escoamentos com superfície livre
Bibliografia Obrigatória
LENCASTRE, A.; Hidráulica Geral, 1996
QUINTELA, A.; Hidráulica , Fundação Calouste Gulbenkian, 1998
Bibliografia Complementar
BRUNETTI, F; Mecânica dos Fluídos, Pearson Prentice Hall, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas (lecionadas em regime à distância) desenvolvem-se com uma forte ligação à aplicação prática dos conteúdos, sendo dado especial ênfase à análise do sentido físico dos fenómenos tratados e sem recorrer a formalismos matemáticos excessivamente complexos. As aulas práticas centram-se sobre o desenvolvimento de exercícios, em que se procura que os alunos desenvolvam a sua autonomia na resolução. Periodicamente são efetuadas deslocações ao Laboratório de Hidráulica para exemplificação dos conteúdos ministrados.
Devido à situação pandémica, sempre que as aulas passem para o regime online será utilizada a plataforma Ms. Teams para aulas em modo síncrono e para as avaliações. No caso das avaliações online (testes ou exames) para validação das notas poderá ser realizada prova oral, para todos os estudantes, sendo a classificação final no teste e/ou exame a correspondente à dessa prova oral.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
90,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas teórico-práticas e teóricas decorrem em regime presencial.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:CF = 25%.T1+25%.T2+ 25% T3 + 15% MTO + 5%.TL1+5%TL2
Média T1+T2+T3 >= 8 valores
Avaliação por exame:CF= 100% E
CF = Classificação final
T = Teste
MTO = Mini-testes online realizados através do Moodle, numa base quinzenal
TL = Trabalho laboratorial
E = Exame