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Biocatálise e Biorremediação

Código: MEBQ006     Sigla: BB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biotecnologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biológica e Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBQ 19 Plano Estudos 2015 1 - 5 45 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Ana Cláudia Cavaco de Sousa Coelho 1,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português suitable for english speaking students

Objetivos

Os objetivos da unidade curricular de Biocatálise e Biorremediação são:

  1. Consolidação dos conhecimentos sobre catálise biológica, compreendendo os seus princípios fundamentais e aplicações em meios não aquosos, tais como: solventes orgânicos, fluidos supercríticos e sistemas sólido-sólido.

  2. Identificar e fornecer exemplos práticos de biocatálise em meios não convencionais, demonstrando uma compreensão abrangente das potenciais aplicações e limitações desses processos.

  3. Analisar as estratégias e vantagens do uso de microrganismos na resolução de contaminações ambientais, considerando os diferentes tipos de poluentes presentes e os métodos de remediação mais eficazes.

  4. Desenvolver competências para avaliar e selecionar abordagens biotecnológicas adequadas à resolução de problemas específicos de contaminação ambiental, considerando os impactos ambientais, económicos e sociais envolvidos.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Biocatálise em meios não convencionais (MNA). Biocatálise em solventes orgânicos. Atividade, estabilidade e seletividade enzimáticas em MNA. Biocatálise na presença de líquidos iónicos. Biocatálise em fluidos supercríticos. Biocatálise em sistemas sólido-sólido. Biocatálise em sistemas sólido-gás. MNA mais ‘verdes’. Aspetos físico-químicos da biocatálise em MNA.

  2. Biossensores, miniaturização de microelétrodos. Exemplos de biotransformações realizadas à escala industrial.

  3. Tecnologias de biorremediação.

  4. Enzimas utilizadas/melhoradas para biorremediação.

  5. Tratamento de efluentes com microbial fuel cells. Conversão enzimática de biomassa de resíduos e de CO2.

  6. Abordagem ao problema de contaminação ambiental por compostos perigosos. Tipos de poluentes (orgânicos e inorgânicos) e mecanismos de transporte em locais contaminados.

  7. Princípios da biodegradação de poluentes. Ecologia microbiana. Fatores que influenciam a biodegradação. Mecanismos de biodegradação de poluentes.

Bibliografia Obrigatória

Cabral, J.M.S., Gama M., Aires-Barros, M.R.M., ; Engenharia Enzimática, Lidel, 2003. ISBN: 9789727572724

Bibliografia Complementar

Bommarius, A.S., Riebel-Bommarius; Biocatalysis: Fundamentals and Applications, Wiley-Blackwell, 2004. ISBN: 978-3-527-30344-1
Singh, A., Ward, O.P; Biodegradation and Bioremediation, Springer, 2004
Buchholz K,, Kasche V., Bornscheuer UT; Biocatalysts and Enzyme Technology, Wiley-Blackwell, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC compreende uma componente letiva de carácter teórico/prático, constituída por: apresentações dos conteúdos teóricos com suporte informático de PowerPoint; uma componente de aplicação prática recorrendo à resolução de exercícios, que se intercala com a exposição dos conteúdos teóricos. Há ainda uma componente de aulas experimentais para a realização de um pequeno número de atividades para uma melhor consolidação dos conhecimentos.

A avaliação contínua pressupoe a realização de todos os elementos de avaliação: teste, trabalho de pesquisa e trabalho com relatório laboratorial.

A avaliação por exame poderá ser 100% a classificação do exame ou 75% a classificação do exame + 25% a avaliação do relatório do trabalho laboratorial.




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Estudo autónomo 60,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua

0,5*teste + 0,25*trabalho escrito + 0,25*relatório trabalho laboratorial

A nota mínima no teste é de 8 valores



Exame

100% exame ou 75% exame+ 25% nota do relatório da atividade laboratorial – será aplicada a melhor das duas opções. 

A nota mínima no exame é de 9 valores

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