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Métodos Instrumentais de Análise C

Código: TLQB016     Sigla: MIAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Tecnologia dos processos químicos

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TLQB 56 Plano Estudos 2015 1 - 7 73,5 189

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Lurdes de Figueiredo Gameiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,50
Ensino Prático e Laboratorial: 1,40
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,50
Teresa Isabel Gonçalves Carvalho 3,50
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 4,20
Mariana Sofia Lobo Francês 1,20
Teresa Isabel Gonçalves Carvalho 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta UC, o estudante deve:
- Planear e realizar técnicas laboratoriais avançadas.
- Entender e usar o controlo de qualidade nos resultados das medições analíticas.

- Conhecer a instrumentação, o princípio físico-químico de cada método analítico, e as suas vantagens e desvantagens.
- Aplicar métodos de calibração.
- Interpretar os resultados da química analítica e adquirir capacidade crítica e de integração dos conhecimentos no trabalho laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Não aplicável

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análises Qualitativas e Análises Quantitativas.
2. Métodos Óticos (absorção atómica e molecular – UV/VIS; emissão atómica, fotometria de chama, ICP; métodos de fluorescência e fosforescência; FTIR).
3. Espetrometria de Massa.
4. Métodos Eletroanalíticos (métodos potenciométricos, voltamétricos, coulimétricos e eletrogravimétricos).
5. Métodos cromatográficos (HPLC, GC, SEC, técnicas hifenadas, etc.).

Aulas de caráter laboratorial:
Parte 1: Métodos óticos; Parte 2: Métodos potenciométricos; Parte 3: Métodos cromatográficos.

Bibliografia Obrigatória

Harris, D.C.; Quantitative Chemical Analysis, W.H. Freeman and Company, New York, 8th Edition, 2010
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Fundamentals of Analytical Chemistry, Brooks/ColeThomson Learning, Belmont, 8th Edition, 2004
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R.; Principles of Instrumental Analysis, Thomson Brooks/Cole, Belmont, 6th Edition, International Student Edition, 2007
Gonçalves, M.L.S.S.; Métodos Instrumentais para a Análise de Soluções/Análise Quantitativa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 4ª Edição, 2001
Romão, M.S.; Análise Química, Técnico Lisboa, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorre-se à técnica expositiva estimulando o raciocínio e o espírito crítico dos estudantes.

Nas aulas práticas ou de laboratório os estudantes resolvem exercícios e realizam trabalhos laboratoriais de forma autónoma sob supervisão do professor.

A avaliação consiste em 50% para a componente teórica (testes ou exame) e 50% para a componente prática (contexto de sala de aula incluindo caderno de laboratório, e relatórios).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 115,50
Frequência das aulas 73,50
Total: 189,00

Obtenção de frequência

A assiduidade obrigatória, como condição de acesso a avaliação contínua, refere-se exclusivamente às aulas laboratoriais, ou seja, o estudante tem de realizar todos os trabalhos experimentais propostos no laboratório, o que implica que se um estudante faltar a uma aula de laboratório, terá de realizar o trabalho em falta numa aula de recuperação no final do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:

NF=25% Teste 1 + 25% Teste 2 + 25% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 25% Relatórios.

Nota mínima de 8,5 valores na média ponderada dos testes.

Avaliação por Exame (todas as épocas):

NF=50% Exame + 25% Contexto de Sala de Aula (incluindo Caderno de Laboratório) + 25% Relatórios.

Nota mínima de exame é 8,5 valores.

Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.

Em termos da avaliação individual dos trabalhos em grupo, indica-se que:

- Ao estudante que assine o trabalho e não se apresente na discussão oral do mesmo, poderá ser atribuída classificação nula na discussão (peso de 20% na classificação final do trabalho).

- Poderá ser atribuída classificação distinta a alunos do mesmo grupo, durante a discussão, com base no domínio dos conteúdos dos trabalhos realizados.

UC em regime de exceção:

Avaliação 100% por exame não aplicável.
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