Citologia e Histologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia e Bioquímica |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham a capacidade de:
- Compreender os princípios da classificação e a diversidade de organismos;
- Detalhar aspetos estruturais e funcionais dos diferentes tipos de células - procariotas e eucariotas (animais e vegetais);
- Compreender a organização morfológicas de tecidos e órgãos animais e vegetais;
- Dominar técnicas de preparação citoquímicas e de tecidos vegetais e animais para observação microscopia ótica.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica:
1. Conceito de ser vivo e teoria celular;
2. Célula procariota e eucariota;
3. Membrana plasmática e transporte membranar;
4. Organização da célula eucariota e aspetos funcionais dos organitos principais: sistema endomembranar (retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomas), citoesqueleto, ribossomas, mitocôndrias e núcleo;
5. Célula vegetal
5.1. estrutura e composição da parede primária, lamela média e parede secundária;
5.2. principais tipos de plastos e respetivas funções;
6. Histologia vegetal - morfologia e função dos tecidos vegetais (meristemas, parênquimas, parênquima clorofilino, colênquima, esclerênquima, floema, xilema, epiderme e periderme).
7. Histologia animal - morfologia e função dos tecidos animais (tecidos epiteliais e glândulas, tecidos conjuntivos, tecido muscular, tecido nervoso).
Componente Prática:
1.Observação microscópica de diferentes estruturas e fenómenos: células procariotas e eucariotas, fenómenos de transporte membranar, e plastos; 2. Técnicas citoquímicas em células e tecidos vegetais e em células e tecidos animais; 3. Extração, separação e quantificação de pigmentos fotossintéticos.
Bibliografia Obrigatória
Azevedo, C., Sunkel, C.E. ; Biologia molecular e celular, 2012
Hardin, J., Bertoni, G., Kleinsmith, L.J. ; Becker’s the World of the Cell, Ed. Pearson/The Benjamin Cummings , 2017
Campbell, N.A., Urry, L.A., Cain, M.L., Wasserman, S.A., Minorsky, P .V., Reece, J. B.; Biology: A Global Approach., 2018
Sadava, D.E., Hillis, D.M., Heller, H.C., Berenbaum, M.; Life: The Science of Biology, 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino assentam no método expositivo-participativo, na componente teórica, com recursos a meios audiovisuais e a momentos de discussão em turma. A componente prática é de carácter laboratorial, assentando no recurso ao método experimental.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
55,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
32,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória (80%)
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
CF = 45% Teste + 10% Trabalho 1 + 10% Trabalho 2 + 15% Trabalho 3 + 10% Trabalho 4 + 10% avaliação em aula.
- Todos os elementos de avaliação (teste e trabalhos) são de entrega obrigatória.
Nota mínima de 8 valores no Teste
Avaliação por Exame (todas as épocas):
CF = 55% Exame + 10% Trabalho 2 + 15% Trabalho 3 + 10% Trabalho 4 + 10% avaliação em aula
Nota mínima de 8 valores no Exame
100% Exame não aplicável (UC com regime de exceção) porque não é possível realizar a componente laboratorial por exame.
Melhoria de classificação
de acordo com Regulamento das Atividades Académicas.
Observações
Fundamentação do regime de exceção (100% Exame não aplicável):
O objetivo de aprendizagem que fundamenta a aplicação do Regime de Exceção inclui o domínio de técnicas de microscopia ótica e citoquímicas e treino em atividades laboratoriais experimentais para manipulação de amostras biológicas.
De acordo com a ficha da UC, as competências a adquirir que fundamentam a aplicação do Regime de Exceção são as seguintes:
1. O estudante deve conseguir aplicar os conhecimentos teóricos em contexto laboratorial.
2. O estudante deve saber trabalhar com equipamentos que permitam a observação e estudo das característi cas dos organismos, tais como microscópio e lupa binocular; aplicar técnicas de coloração e manipular organismos ou amostras obti das de organismos.
Justificação para a aplicação do regime de exceção:
As atividades práticas a desenvolver visam a aquisição de competências laboratoriais, aplicações práticas e interpretação dos resultados. As competências técnicas associadas à execução destas experiências implicam o envolvimento presencial do estudante e uma avaliação contínua das aprendizagens.