Matemática Elementar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TLQBE |
16 |
Plano Estudos 2015 |
1 |
- |
5 |
52,5 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir competências de análise analítica, gráfica e de implementação a situações concretas de funções trigonometricas, exponenciais e logarítmica entre outras; adquirir noções de geometria analítica e de cálculo matricial.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve conseguir fazer de funções reais de varivael real e funções exponenciais de forma a poder aplicá-las em trabalhos práticos de outras UC.
O estudante deve saber manipular dados matriciais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Cálculo matricial: Noção de matriz; operações com matrizes. Classificação das matrizes quadradas. Sistemas de equações lineares: Representação de um sistema de equações lineares na forma matricial. Resolução de sistemas de equações pelo método de Gauss.
2. Trigonometria: Razões trigonométricas. Fórmula fundamental da trigonometria. Círculo trigonométrico. Aplicação de trigonometria na resolução de problemas elementares.
3. Funções reais de uma variável real: continuidade e diferenciabilidade. Definição de função real de uma variável real, do domínio e contradomínio. Representação analítica e gráfica de funções. Noção de limite de uma função e propriedades dos limites. Intervalo de continuidade de uma função. Definição de derivada de uma função num ponto, função derivada e regras de derivação. Derivada da função composta e derivadas de ordem superior.
Bibliografia Obrigatória
Magalhães, L. T.; Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada., Texto Editora, 1998
Ferreira, J.C; Introdução à Análise Matemática, Fundação Gulbenkian, 2005
Bibliografia Complementar
Monteiro, A. ; Matrizes, Verlag Dashofer, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas desenvolve-se o raciocínio a partir de situações concretas, elementares e práticas: cada conceito/método é acompanhado por exemplos, permitindo assim dominar sem dificuldades, a matéria pretendida. Acentuam-se mais os conceitos e as situações do que as demonstrações.
Nas aulas são resolvidos alguns exercícios tipo. Os alunos são incentivados a resolver exercícios em casa como forma de consolidar o que lhe foi ensinado nas aulas.
Em cada aula, é disponibilizado no Moodle a matéria que ira ser dada com respetivos exemplos. Sao colocados também fichas de exercícios e posterior as suas soluções.
Avaliação: Avaliação Contínua com 3 testes e 3 quetões aula ou exame final
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
82,50 |
Frequência das aulas |
52,50 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Nota superior a 9,5
Fórmula de cálculo da classificação final
- A avaliação contínua terá por base a realização de:
- 3 Testes individuais (T1, T2, T3).
- 3 Questões Aula individuais (Q1, Q2, Q3).
- A classificação da avaliação contínua envolve dois cenários:
- CFT: A nota final da avaliação contínua corresponde à média dos testes:
CFT=(T1+T2+T3)/3
- CFTQ: A nota final da avaliação corresponde a uma média da nota dos testes e das questões aula.
CFTQ=0.9×((T1+T2+T3)/3)+0,1×((Q1+Q2+Q3)/3)
- A classificação final (CF) será a melhor classificação entre CFT e CFTQ, isto é
- Não há nota mínima em qualquer componente de avaliação.
- Obterão aprovação os estudantes que tiverem CF maior ou igual a 9,50 valores.
- 100% Avaliação por Exame final
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável