Código Oficial: | T134 |
Sigla: | TSPTGA |
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam ler, interpretar e criar desenhos técnicos e para o uso de ferramentas de desenho assistido por computador.
Pretende-se com esta Unidade Curricular que os alunos adquiram e desenvolvam conhecimentos introdutórios à Tecnologia e Gestão Automóvel.
A eletrotecnia, como ciência de base, é uma disciplina de suporte do conhecimento das ciências de engenharia.
- Conhecimento dos conceitos físicos e dos materiais.
- Interpretar a ação dos campos elétrico e magnético.
- Proporcionar métodos de análise de circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada.
- Obter uma visão de conjunto dos fenómenos elétricos.
Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da gestão de empresas, comportamento organizacional, liderança e gestão de equipas.
Nesta disciplina de Engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos teóricos e práticos que garantam e habilitem os alunos à compreensão, enquadramento e aplicação das técnicas fundamentais para a gestão, definição e realização das atividades de manutenção. De forma atingir-se o referido objetivo os estudantes terão inicialmente uma sensibilização para a definição e evolução da função manutenção. Seguidamente, haverá um enquadramento sobre os aspetos mais relevantes da função manutenção na organização e a gestão da manutenção de uma empresa e de Identificação dos vários tipos de falha e definir estratégias de manutenção e os trabalhos adequados para cada caso. Um outro ponto corresponde à capacitação em organizar atividades de manutenção numa média empresa bem como articular corretamente a função manutenção com os objetivos de gestão global da empresa. Saber proceder à análise de avarias dos equipamentos mais comuns e em calcular a fiabilidade e a disponibilidade de um sistema. Pretende-se, igualmente, que os alunos adquiram as competências necessárias para conhecer e possuir a capacidade para compreender as novas filosofias de manutenção.
Compreender, interpretar e explicar a influência das diferentes soluções construtivas usadas nos subsistemas de direção, suspensão, travagem e transmissão no comportamento dinâmico do automóvel.