Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > Cursos/CE > DVAM > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: T413
Sigla: DVAM

Diplomas

  • Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia (120 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Design e Programação de Jogos

DVAM01 - ECTS

Introdução ao contexto do desenvolvimento de videojogos (aspetos históricos e socioculturais) e à tecnologia para a programação dos mesmos.

Elementos de Matemática I

DVAM03 - ECTS Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos sobre funções reais numa variável real necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.

Ferramentas de Edição de Som e Imagem

DVAM02 - ECTS

Inglês Técnico

DVAM04 - ECTS
The objective is to develop students’ knowledge of English in several areas, such as reading comprehension, writing, correct use of technical terms, grammar, fluency and personal interaction. Students will be acquainted with concepts and procedures used in the workplace, and will be able to apply technical language to specific contexts.

Introdução à Programação WEB

DVAM10 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento Web, com principal foco na programação do lado do cliente (client-side).

  • Os estudantes devem conhecer e compreender a Arquitectura Web.
  • Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente (front-side).
  • Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web.
  • Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação Web.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.

Bases de Dados

DVAM05 - ECTS A unidade curricular de Bases de Dados tem por objetivo principal dotar os estudades dos conhecimentos necessários, á análise, construção e manipulação de uma base de dados relacional de suporte à manipulação de informação no âmbito do desenvolvimento de jogos.

Objetivos de aprendizagem:

Obj1: Conhecer os conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (SGBD)(relacionais).
Obj2: Conhecer e compreender o Modelo Entidade Relação (MER).
Obj3: Analizar e desenhar o MER de um Sistema de Informação.
Obj4: Conhecer e compreender o Modelo Relacional (MR).
Obj5: Conecehr e aplicar as regras de transformaçãodo MER no MR.
Obj6: Conhecer os conceitos, normalização e forma normal em Bases de Dados relacionais.
Obj7: Conhecer a linguagem SQL nas vertentes DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).
Obj8: Aplicar a linguagem SQL na definição e manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais.
Obj9: Aplicar a linguagem SQL na manipulaçao de dados (inserção, aclualização e remoção) em Bases de Dados relacionais.
Obj10: Aplicar a linguagem SQL na construção de consultas simples e complexas.
Obj11: Conhecer como definir rotinas de código no SGBD.

Elementos de Matemática II

DVAM09 - ECTS Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.

Interação Pessoa-Máquina

DVAM07 - ECTS
O objetivo principal da unidade curricular de Interação Pessoa-Máquina é dotar os estudantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de soluções de software centradas no utilizador e nas suas necessidades.
São abordados aspetos não técnicos e associados ao desenvolvimento de produtos de software, com principal ênfase para as questões de usabilidade e de adaptação do produto às necessidades do utilizador.

Objetivos de aprendizagem:

Obj:01 - Reconhecer a relevância que a interface representa como componente de um sistema interativo
Obj:02 - Compreender e utilizar o modelo do desenho centrado no utilizador.
Obj:03 - Compreender e aplicar a análise de utilizadores e tarefas no planeamento e desenho de um sistema interativo.
Obj:04 - Conhecer e compreender o papel dos fatores humanos  no desenho de um sistema interativo
Obj:05 - Compreender e aplicar o modelo concetual.
Obj-06 - Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
Obj:07 - Conhecer e aplicar as técnicas de prototipagem.
Obj:08 - Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação da usabilidade.
Obj:09 - Compreender e analisar dados de avaliação.
Obj:10 - Aplicar e Especificar os requisitos do público-alvo de um sistema interativo.
Obj:11- Desenhar, implementar e avaliar interfaces.

Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos

DVAM08 - ECTS Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.

Videojogos Multijogador e em Rede

DVAM06 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações para a comunicação entre sistemas (metodologia cliente-servidor), com principal foco na programação do lado do servidor e no desenvolvimento de um jogo com as características de multijogador.

  • Os estudantes devem conhecer e compreender as diferenças entre pedidos síncronos e assíncronos.
  • Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do servidor (server-side), nomeadamente Node.js
  • Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar um servidor Web / API.
  • Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de um servidor Web / API.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.

Ferramentas de Modelação 3D

DVAM14 - ECTS

Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional

DVAM13 - ECTS

Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da gestão de empresas, comportamento organizacional, liderança e gestão de equipas.

Inteligência Artificial

DVAM12 - ECTS Esta unidade curricular tem como objectivo introduzir a área da inteligência artificial aos alunos e a como esta pode ser aplicada aos jogos.

Programação de Aplicações Móveis

DVAM11 - ECTS Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações móveis, com principal foco na programação de soluções híbridas (não nativas) recorrendo a tecnologias de desenvolvimento Web.

  • Os estudantes devem conhecer e compreender a arquitectura de desenvolvimento para dispositivos móveis.
  • Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação móvel.
  • Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação para dispositivos móveis.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.

Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos

DVAM16 - ECTS Expandir os conhecimentos anteriormente adquiridos, abordando características avançadas de motores 3D, deployment para diversas plataformas e dispositivos específicos para utilização em videojogos, ambientes interativos ,realidade aumentada e realidade virtual.

Estágio

DVAM15 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram formação em contexto de trabalho numa empresa, permitindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-11-24 às 08:59:57