Introdução ao contexto do desenvolvimento de videojogos (aspetos históricos e socioculturais) e à tecnologia para a programação dos mesmos.
Elementos de Matemática I
DVAM03 - ECTS
Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos sobre funções reais numa variável real necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.
The objective is to develop students’ knowledge of English in several areas, such as reading comprehension, writing, correct use of technical terms, grammar, fluency and personal interaction. Students will be acquainted with concepts and procedures used in the workplace, and will be able to apply technical language to specific contexts.
Introdução à Programação WEB
DVAM10 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento Web, com principal foco na programação do lado do cliente (client-side).
Os estudantes devem conhecer e compreender a Arquitectura Web.
Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente (front-side).
Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web.
Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação Web.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.
Bases de Dados
DVAM05 - ECTS
A unidade curricular de Bases de Dados tem por objetivo principal dotar os estudades dos conhecimentos necessários, á análise, construção e manipulação de uma base de dados relacional de suporte à manipulação de informação no âmbito do desenvolvimento de jogos.
Objetivos de aprendizagem:
Obj1: Conhecer os conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (SGBD)(relacionais). Obj2: Conhecer e compreender o Modelo Entidade Relação (MER). Obj3: Analizar e desenhar o MER de um Sistema de Informação. Obj4: Conhecer e compreender o Modelo Relacional (MR). Obj5: Conecehr e aplicar as regras de transformaçãodo MER no MR. Obj6: Conhecer os conceitos, normalização e forma normal em Bases de Dados relacionais. Obj7: Conhecer a linguagem SQL nas vertentes DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language). Obj8: Aplicar a linguagem SQL na definição e manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais. Obj9: Aplicar a linguagem SQL na manipulaçao de dados (inserção, aclualização e remoção) em Bases de Dados relacionais. Obj10: Aplicar a linguagem SQL na construção de consultas simples e complexas. Obj11: Conhecer como definir rotinas de código no SGBD.
Elementos de Matemática II
DVAM09 - ECTS
Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional.
O objetivo principal da unidade curricular de Interação Pessoa-Máquina é dotar os estudantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de soluções de software centradas no utilizador e nas suas necessidades. São abordados aspetos não técnicos e associados ao desenvolvimento de produtos de software, com principal ênfase para as questões de usabilidade e de adaptação do produto às necessidades do utilizador.
Objetivos de aprendizagem:
Obj:01 - Reconhecer a relevância que a interface representa como componente de um sistema interativo
Obj:02 - Compreender e utilizar o modelo do desenho centrado no utilizador.
Obj:03 - Compreender e aplicar a análise de utilizadores e tarefas no planeamento e desenho de um sistema interativo.
Obj:04 - Conhecer e compreender o papel dos fatores humanos no desenho de um sistema interativo
Obj:05 - Compreender e aplicar o modelo concetual.
Obj-06 - Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
Obj:07 - Conhecer e aplicar as técnicas de prototipagem.
Obj:08 - Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação da usabilidade.
Obj:09 - Compreender e analisar dados de avaliação.
Obj:10 - Aplicar e Especificar os requisitos do público-alvo de um sistema interativo.
Obj:11- Desenhar, implementar e avaliar interfaces.
Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos
DVAM08 - ECTS
Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.
Videojogos Multijogador e em Rede
DVAM06 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações para a comunicação entre sistemas (metodologia cliente-servidor), com principal foco na programação do lado do servidor e no desenvolvimento de um jogo com as características de multijogador.
Os estudantes devem conhecer e compreender as diferenças entre pedidos síncronos e assíncronos.
Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do servidor (server-side), nomeadamente Node.js
Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar um servidor Web / API.
Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de um servidor Web / API.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.
Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da gestão de empresas, comportamento organizacional, liderança e gestão de equipas.
Inteligência Artificial
DVAM12 - ECTS
Esta unidade curricular tem como objectivo introduzir a área da inteligência artificial aos alunos e a como esta pode ser aplicada aos jogos.
Programação de Aplicações Móveis
DVAM11 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações móveis, com principal foco na programação de soluções híbridas (não nativas) recorrendo a tecnologias de desenvolvimento Web.
Os estudantes devem conhecer e compreender a arquitectura de desenvolvimento para dispositivos móveis.
Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente.
Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação móvel.
Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação para dispositivos móveis.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.
Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos
DVAM16 - ECTS
Expandir os conhecimentos anteriormente adquiridos, abordando características avançadas de motores 3D, deployment para diversas plataformas e dispositivos específicos para utilização em videojogos, ambientes interativos ,realidade aumentada e realidade virtual.
Estágio
DVAM15 - ECTS
Pretende-se que os alunos adquiram formação em contexto de trabalho numa empresa, permitindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.