Aplicações de Física
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
65 |
Plano de Estudos 2016 |
1 |
- |
7 |
66 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Facultar conceitos fundamentais de física a estudantes do ensino superior.
Resultados de aprendizagem e competências
- Domínio do sistema de medidas SI;
- Capacidade de representação gráfica de sistemas físicos e uso do sistema de coordenadas cartesiano;
- Domínio do conceito de vetor e proficiência na realização de operações elementares com vetores;
- Compreensão do conceito sistema-partícula;
- Capacidade de representação gráfica de forças aplicadas num sistema-partícula (3a-lei de Newton);
- Proficiência no uso da 2a-lei de Newton;
- Capacidade de cálculo da energia potencial de um sistema;
- Capacidade de cálculo da energia cinética de um sistema;
- Compreensão de conceitos elementares de hidrostática;
- Compreensão de conceitos elementares de termodinâmica e transferência de calor.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A. Prelúdio
Conceitos do Natural e da Matemática
A física contemporânea
Unidades, dim., incerteza e alg. signif.
B. Conceitos fundamentais de matemática
Escalares e vetores
Operações com escal. e vet.
C. Cinemática
Mov. rectilíneo
Posição, velocidade e aceleração
Mov. rect. unif. acelerado
D. Leis de Newton
Forças fundamentais na natureza
1ª lei de Newton
Medição de força
2ª lei de Newton
3ª lei de Newton
Diagramas de corpo livre
Tensões em cabos
Atrito estático
E. Lei de Hooke (@Moodle; informativo)
F. Sólidos e fluidos
Estados da matéria
Tensões, deformações e módulo de Young
Pressão num fluido
Hidrostática
Princípio de Pascal
Princípio de Arquimedes
Tensão superficial
Efeito capilar
Fluidos ideais/equação de Bernoulli (@Moodle; informativo)
G. Temperatura, transferência de calor
Temperatura
Trabalho, transferência de calor e equilíbrio térmico
Termómetros e escalas de temperatura
Efeitos da temperatura (fluidos e sólidos)
Bibliografia Obrigatória
Ronald Reese; University Physics, Brooks/ Cole Pub Co, 1999. ISBN: 978-0534369644
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas TP são apresentados os temas do programa fomentando, sempre que possível, uma “redescoberta orientada”.
Nas aulas PL realizam-se ensaios didáticos. Resolvem-se também exercícios que ilustram a aplicação a problemas do dia-a-dia de conceitos teóricos.
O trabalho autónomo em e-learning é incentivado com sugestões de leitura, leituras obrigatórias,
sugestões de visionamento de vídeos, minitestes, lições (opcionais) e contactos frequentes entre RUC e estudantes através de fóruns temáticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
90,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
167,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho laboratorial |
4,00 |
Total: |
189,00 |
Obtenção de frequência
Modalidade A contabiliza:
(i) classificação obtida em mini-testes Moodle e outras actividades assentes no uso do Moodle no decurso do trimestre;
(ii) classificação obtida nos laboratórios (nota mínima de 10 valores), e;
(iii) dois testes com nota mínima de 8,00 valores em cada teste e média global superior a 10 valores. A ponderação nos testes é 50:50 a menos que existam testes realizados à distância.
NOTA: Se, como resultado do estado de calamidade (pandemia Covid) ou outros imponderáveis se observar dificuldade na realização dos ensaios laboratoriais, a ponderação dessa componente será dividida pelas restantes.
Modalidade B:
Classificação em exame com nota mínima de 10 valores e frequência com aprovação nos laboratórios (nota mínima de 10 valores em cada laboratório).
Quando a participação nos minitestes e outras atividades contabilizadas no item (i) da modalidade A for inferior a 50%, a modalidade de avaliação será a B.
Fórmula de cálculo da classificação final
Modalidade A; com as definições de (i), (ii) (iii) atribuídas acima:
Classificação final na modalidade A = 0,70*[iii]+0,20*[i]+0,10*[ii] e classificação final > 10.
Modalidade B:
Classificação na modalidade B igual a classificação em exame com nota mínima de 10 valores e frequência com aprovação nos laboratórios (nota mínima de 10 valores em cada laboratório).