Métodos Matemáticos I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
80 |
Plano de Estudos 2016 |
1 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos referidos no programa da cadeira e necessários à sua formação como licenciados em Tecnologia e Gestão Industria.
Resultados de aprendizagem e competências
a) Desenvolver o raciocínio matemático;
b) Dotar os alunos da capacidade de resolução de problemas;
c) Desenvolver o espírito crítico e de análise;
d) Adquirir conhecimentos sobre conceitos e aplicações relativos ao cálculo matricial e
determinantes;
e) Adquirir conhecimentos sobre conceitos e aplicações relativos ao cálculo vectorial;
f) Adquirir conhecimentos sobre conceitos e aplicações relativos ao estudo de funções
reais de uma variável real.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Matrizes
Noções básicas de matrizes; Noção de dependência e independência linear de linhas e colunas de uma matriz; Operações elementares e característica de uma matriz; Sistemas de equações lineares e método de eliminação de Gauss; Cálculo da matriz inversa pelo método de eliminação de Gauss.
2. Determinantes
Noção de determinante; Propriedades e métodos de cálculo de determinantes; Aplicação dos determinantes: cálculo da matriz inversa e regra de Cramer.
3. Cálculo Vetorial
Definição dos produtos interno, externo e misto; Propriedades e aplicações.
4. Funções Reais de Variável Real
Generalidades sobre funções reais de variável real; Funções exponencial, logarítmica e trigonométricas diretas e inversas. Noção de limite finito e infinito; limites laterais; propriedades dos limites. Continuidade de uma função num ponto e num intervalo; propriedades; Teoremas fundamentais das funções contínuas.
Bibliografia Obrigatória
Apostol, T.; Calculus, I e II, Blaisdel, 1969
Bibliografia Complementar
Larson, Ron, Hostetler, Robert P e Edwards, Bruce H., ; Cálculo - Volume I , McGraw Hill, 2006
Luz, C., Matos, A., Nunes, S., ; Álgebra Linear - Volume I, ESTSetúbal, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Presencial em aulas teórico práticas, combinando método expositivo e resolução de problemas.
À distância na plataforma Moodle acedendo aos conteúdos da UC através de diversos materiais, propondo a realização de atividades semanais. Será ainda utilizada a plataforma TEAMS com aulas de apoio sincronas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
24,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
48,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos dispõem de dois sistemas de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exames.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 testes e Mini-testes optativos.
Designando por T1 e T2 as classificações (de zero a 20 valores, arredondadas às centésimas) obtidas no 1º teste e no 2º teste MT a nota dos mini-testes, a classificação final CF (arredondada às unidades) será calculada da seguinte forma:
CF= max((T1+T2)/2*0.8+0.2*MT; (T1+T2)/2)
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se CF for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual a CF, desde que a classificação em qualquer um dos testes tenha sido maior ou igual a 6.00 valores.
- Se CF for maior ou igual a 18, o aluno deverá apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da prova escrita e da referida prova oral. Se o aluno não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.
- Se CF for inferior a 10 e um dos testes tenha uma classificação igual ou superior a 9.50 valores, o aluno poderá realizar uma prova de recuperação para resgatar as classificações dos testes realizados cuja classificação tenha sido inferior a 9.50 valores.