Código: | TGI12 | Sigla: | ME |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Empresariais e Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Seção de Ciências Empresariais e Comunicação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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TGI | 63 | Plano de Estudos 2016 | 2 | - | 4 | 44 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Leonor Abrantes Pires | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
E-Learning: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Leonor Abrantes Pires | 0,00 | ||
E-Learning | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Leonor Abrantes Pires | 0,00 |
Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.
Conhecer evolução e funções de marketing na sociedade.
Saber analisar mercado e conhecer o comportamento do consumidor; saber principais unidades de medida do mercado e técnicas utilizadas no estudo de mercado.
Ser capaz de distinguir actividades estratégicas das actividades operacionais em marketing e conhecer principais estratégias de marketing.
Conhecer a variável produto e serviços associados, saber caracterizar o ciclo de vida do produto, conhecer as fases de desenvolvimento de um novo produto.
Conhecer a variável preços e saber determinar preços de várias maneiras.
Saber distinguir circuitos e canais de distribuição; conhecer tipos, características e funções dos canais de distribuição.
Conhecer elementos, características e funções da comunicação (publicidade, promoções, relações públicas e força de vendas).
Saber as funções de planeamento e controlo em marketing; a organização de serviços em marketing; conhecer os elementos do plano de marketing.
A UC para além do processo de ensino-aprendizagem que decorre nas aulas teóricas e práticas, onde se recorre ao método expositivo-participativo e a análise/resolução de casos e de exercícios, exige um estudo prévio das matérias e dos casos em casa. Para além disso, na UC de Marketing Empresarial, sendo uma área de aplicação prática, exige-se dos alunos a elaboração, acompanhamento e apresentação (oral e por escrito) de projectos/trabalhos práticos/casos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 80,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 44,00 |
Total: | 44,00 |
Avaliação contínua:
-Nota final = 0,8nota do teste/testes + 0,2nota do trabalho/caso/projeto.
-Nota do teste/testes ≥ 10 valores.
O exame:
Caso a nota final de avaliação contínua seja inferior a 10 valores ou se o aluno preferir existe um exame final. A nota do exame não contempla nenhum elemento da avaliação contínua.
Melhoria de nota - exame da época de recurso.