Análise de Custos e Controlo de Gestão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
64 |
Plano de Estudos 2016 |
2 |
- |
7 |
66 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Dotar os estudantes dos conceitos fundamentais de Análise de Custos;
- Dar a conhecer os principais mecanismos de tratamento de informação financeira na ótica interna, nomeadamente no que respeita aos sistemas de custeio e gestão orçamental;
- Dotar os estudantes de espírito crítico que lhes permita compreender as vantagens e as limitações dos sistemas de informação financeiros no apoio à tomada de decisão.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências Essenciais:
- Classificar os custos de acordo com as diferentes tipologias
- Aplicar a Taxa Teórica de Encargos Sociais
- Calcular e aplicar um critério de imputação
- Calcular a Unidade de Custeio de um Centro de Custo
- Diferenciar Custo das Compras de Custo de Aquisição
- Calcular as quantidades consumidas pela produção
- Calcular o Custo Industrial da Produção unitário
- Elaborar a Demonstração de Resultados por funções/produtos
- Caracterizar o Custeio Baseado nas Atividades
- Caracterizar a Gestão Orçamental
- Elaborar um Orçamento de Tesouraria
- Caracterizar o Controlo Orçamental
- Calcular desvios
Competências Complementares:
- Caracterizar a Contabilidade de Gestão
- Calcular a Taxa Teórica de Encargos Sociais
- Caracterizar os Centros de Responsabilidade
- Calcular o Custo das Compras
- Caracterizar as situações particulares associadas à produção
- Calcular Custeio Baseado nas Atividades
- Caracterizar os Indicadores de Desempenho
Competências Transversais:
- Organização da informação
- Expressão Oral
- Análise critica
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos fundamentais
- Custos/Gastos
- Custo de Produção
- Componentes do Custo de Produção
- Custos de Transformação
- Centros de Responsabilidade
- Custos de Produção
- Demonstração de Resultados por funções
- Situações Particulares da Produção
- Sistemas de Custeio
- Sistema de Custeio (Total, Variável)
- Sistema de Custeio Baseado nas Atividades
- Gestão orçamental
- Orçamentação
- Orçamento de Tesouraria
- Controlo Orçamental
- Conceitos
- Indicadores de Desempenho
- Análise de Desvios
Bibliografia Obrigatória
Vitor Seabra Franco et all; “Contabilidade de Gestão Volume I – O apuramento dos custos e a informação de apoio à decisão”, Publisher Team
Vitor Seabra Franco et all; Contabilidade de Gestão Volume II – Orçamento anual e instrumentos de avaliação de desempenho organizacional, Publisher Team
António Pires Caiado; A Contabilidade de Gestão, Áreas Editora
António Pires Caiado; Casos práticos de Contabilidade Analítica, Áreas Editora
Huges Jordan, João Carvalho das Neves e José Azevedo Rodrigues; O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas de teóricas/práticas são lecionados os conteúdos programáticos da UC, tendo em conta as competências definidas, numa combinação entre exposição, ilustração com exemplos reais de aplicação dos conteúdos e resolução de exercícios práticos. São igualmente utilizadas atividades de interação com os estudantes, através de ferramentas de aprendizagem colaborativa, como seja os Kahoots
Nas aulas de laboratório é dada continuidade aos conteúdos programáticos lecionados na aula t/p anterior são resolvidos exercícios práticos conforme os conteúdos lecionados.
Na componente a distâncias os estudantes têm de resolver exercícios semanais, demonstrando capacidade de aplicar as competências a situações concretas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Teste |
60,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
Estudo autónomo |
111,00 |
Frequência das aulas |
44,00 |
Trabalho de campo |
6,00 |
Trabalho laboratorial |
22,00 |
Total: |
189,00 |
Obtenção de frequência
Testes
- Competências em Avaliação:
- Essenciais: Parte A
- Complementares: Parte B
- Transversais: Apresentação da informação
- Três testes. Cada teste está dividido em duas partes:
- Parte A (12 Valores): Competências Essenciais
- Parte B (08 Valores): Competências Complementares
- Notas Mínimas:
- Parte A: 7,5 valores
- Média dos Testes: 9,5 valores
- Caso o estudante não atinga a nota mínima na Parte A, a nota do teste corresponde à nota obtida nessa parte.
Atividades de Avaliação continua
- Discussão de casos de estudo.
Trabalho de Grupo
- Competências em Avaliação: Transversais: Expressão Oral e Análise Critica
- Trabalho de grupos. Apresentação oral em grupos de 4 elementos de um resumo de um conteúdo (artigo de jornal, artigo científico, vídeo, site, etc.) disponível on-line relacionado com os tópicos da Unidade Curricular.
- Critérios de avaliação:
- Qualidade da apresentação oral 20%
- Qualidade da apresentação visual 20%
- Domínio dos conteúdos 20%
- Análise critica 40%
- Condições:
- A apresentação deverá ser entregue no Moodle até ao início da aula.
- Duração de 10 minutos com recurso a apresentação visual.
Participação nas atividades letivas
- Participação em Kahoots
- Assiduidade às aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente
|
Peso
|
Testes
|
60%
|
Trabalho de Grupo
|
15%
|
Atividades de avaliação contínua
|
15%
|
Participação nas atividades letivas
|
10%
|