Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
74 |
Plano de Estudos 2016 |
2 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Estatística que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Engenharia.
Resultados de aprendizagem e competências
(a) Fornecer formação básica sobre técnicas e teoria da aprendizagem estatística.
(b) Identificar os principais modelos teóricos estudados.
(c) Construir e interpretar intervalos de confiança.
(d) Construir e interpretar testes de hipóteses paramétricos.
(e) Estimar e interpretar parâmetros do modelo de regressão linear.
(f) Aplicar as técnicas de inferência estatística como ferramenta de suporte à tomada de decisão e interpretar os resultados obtidos.
(g) Analisar, avaliar, interpretar e defender com sentido crítico os resultados obtidos.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos ao nível de matemática do 12º ano e noções básicas de cálculo integral.
Programa
1. Variáveis Aleatórias
Noção de variável aleatória. Funções de probabilidade e de densidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas, respectivamente. Função de distribuição. Parâmetros de localização e de dispersão: valor esperado, variância e desvio padrão; caracterização e propriedades.
2. Distribuições Teóricas
Distribuições Teóricas Discretas: Distribuição Binomial e Distribuição Poisson. Caracterização, parâmetros e propriedades.
Distribuições Teóricas Contínuas: Distribuição Exponencial e Distribuição Normal. Caracterização, parâmetros e propriedades. Breve referência à distribuição t-Student.
3. Elementos da Teoria da Amostragem
Noções de população e amostra. Conceitos de Amostra Aleatória e de Estatística. Distribuição por Amostragem.
4. Elementos da Teoria da Estimação
Noção de Estimador. Estimativas pontuais e estimativas por intervalos. Intervalos de confiança para a média, para a proporção, para a diferença de médias e diferença de proporções.
5. Testes de Hipóteses Paramétricos
Noções de hipótese nula e alternativa, região crítica, nível de significância, regra do teste, potência do teste e erros de 1ª e 2ª espécie.
6. Regressão Linear Simples
Recta de regressão. Estimação dos parâmetros pelo Método dos Mínimos Quadrados.
Noção de resíduo. Coeficiente de correlação linear empírico.
Bibliografia Obrigatória
Folhas editadas pelo Departamento de Matemática; (disponíveis no Moodle)
Murteira, B.; Ribeiro, C. S.; Andrade e Silva, J.; Pimenta, C.; Introdução à Estatística, 2ª edição, McGraw-Hill, 2008
Murteira, B.; Antunes, M.; Probabilidades e Estatística, Volumes 1 e 2, Escolar Editora, 2012
Montgomery, D.; Runger, G.; Applied Statistics and Probability for Engineers,5th ed., ,John Wiley & Sons, 2011
Bibliografia Complementar
André, J.; Probabilidades e Estatística para Engenharia, Lidel, 2018
Galvão de Melo, F.; Probabilidades e Estatística: conceitos e métodos fundamentais, Volumes 1 e 2, Escolar Editora, 2000 (2ª edição, vol. 1) e 1997 (vol. 2)
Reis, E.; e outros; Estatística Aplicada, Volumes I e II (4ª edição), Edições Sílabo, 2003
Robalo, A.; Estatística - Exercícios, Volumes 1 e 2 (5ª edição, 2ª reimpressão), Edições Sílabo, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico práticas são combinandos o método expositivo e a resolução de problemas.
À distância na plataforma Moodle e na plataforma Microsoft Teams, acedem aos conteúdos da UC através de diversos materiais e são propostos a realização de atividades semanais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
86,00 |
Frequência das aulas |
22,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua terá por base a realização de 2 Testes e 4 Mini-Fichas.
As Mini-Fichas são atividades individuais e correspondem à realização, ao longo do semestre, de fichas com 4 questões de escolha múltipla com a duração de 30 minutos, realizados na plataforma moodle num dia e hora determinado. A não realização de alguma das Mini-Fichas significa uma classificação de zero valores nessa Mini-Ficha. Os critérios de classificação das Mini-Fichas são baseados no seguinte: 4 questões de escolha múltipla onde cada resposta certa vale 5 valores, cada resposta em branco vales 0 valores e cada resposta errada vale -1.25 valores. A nota mínima das Mini-Fichas é de 0 valores.
Os Testes são realizados presencialmente na ESTSetúbal\IPS e são constituídos apenas por perguntas de desenvolvimento, tendo cada teste uma classificação ente 0 e 20 valores.
Avaliação por Exame
A avaliação por exames tem por base a realização de um exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Designando por MT a média das classificações dos 2 testes e por MMF a média das classificações das 4 Mini-Fichas, a classificação final (CF) será o seguinte valor
CF = máximo{0.7×MT+0.3×MMT; MT}
As condições de aprovação na avaliação Contínua são as seguintes:
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação em ambos os testes tenha sido maior ou igual a 7 valores;
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.
- Se o aluno obtiver pelo menos 9.5 num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 7.0 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar mini-fichas.
Avaliação por Exame
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.
Observações
As Mini-Fichas têm a duração de 30 minutos, os Testes têm a duração de 2 horas e os Exames têm a duraçãode 2 horas e 30 minutos.
Se as avaliações (testes ou exames) se realizarem online, o aluno poderá ser chamado a realizar uma prova oral para confirmar os conhecimentos revelados nas avaliações sumativas a distância. A classificação da prova oral substitui a classificação do momento de avaliação em causa. Caso o aluno não compareça à prova oral, sem a devida justificação, a avaliação em causa será anulada.
Toda a informação sobre a unidade curricular, incluindo os materiais de apoio, está disponível na plataforma Moodle.