Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo de Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
80 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver no estudante uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de conteúdos como os processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, constituição e propriedades dos materiais, corrosão, etc.
Resultados de aprendizagem e competências
Com os primeiros capítulos (estrutura atómica, propriedades periódicas, ligação química e forças
intermoleculares) pretende-se que os alunos compreendam como as substâncias são formadas e como a sua estrutura microscópica influência as propriedades dos materiais à escala macroscópica.
Nos capítulos seguintes pretende-se que os alunos compreendam como se dá uma reação química e que consigam prever a quantidade de produtos formados, independentemente de ser uma reação reversível ou irreversível e do respetivo rendimento. São ainda introduzidas noções de termodinâmica química, para que possam prever energias libertadas ou absorvidas durante reações químicas, bem como a espontaneidade das mesmas. Estes conhecimentos são essenciais à compreensão de um processo industrial, do rendimento de um motor, da execução de um balanço mássico / entálpico, etc.
É dado um especial relevo às reações de ácido-base e às reações de oxidação-redução, por se prever virem a ter um igual destaque na futura atividade profissional destes alunos. Aqui se engloba a compreensão de fenómenos de corrosão e das vias usualmente adotadas para a prevenir.
Por fim chama-se a atenção para os cuidados a ter no manuseamento de produtos químicos e para os vários sistemas de sinalética e rotulagem dos mesmos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Estrutura Atómica
- Periodicidade
- Ligação Química
- Forças Intermoleculares
- Estado Gasoso
- Soluções e Cálculos Estequiométricos
- Equilíbrio Químico
- Termodinâmica Química
- Equilíbrio Ácido-Base
- Equilíbrio de Solubilidade
- Oxidação-redução e Eletroquímica
- Riscos e Segurança no Manuseamento de Compostos Químicos
Bibliografia Obrigatória
D. Reger, s: Goode, E. Mercer; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: 972-31-0773-2
Bibliografia Complementar
J. Glanville; General Chemistry for Engineers, Prentice Hall, 2003. ISBN: 0130325155
R. Chang; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 84-481-4527-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pelo facto de não estar previsto no plano de estudos na disciplina a existência de laboratórios, tenta-se, sempre que possível executar pequenas demonstrações na própria sala de aula, de modo que os alunos consigam compreender os fenómenos que estão a estudar. São exemplos disso a construção de uma pilha, a dissolução de dois sais (com libertação e consumo de calor), etc.
O método de avaliação pode incluir a realização de dois testes, ficando o aluno aprovado caso atinja uma nota igual ou superior a 8,0 val em cada teste e uma média superior a 9,5 val. O aluno pode, contudo, ser avaliado por exame, ficando aprovado caso a classificação nesta prova seja superior a 9,5 val.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina poderá ser efectuada por:
a) Avaliação contínua: 2 testes
b) Avaliação final por Exame
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Avaliação Contínua:
NF = T1 * 0.5 + T2 * 0.5
b) Avaliação por exame: nota do exame