Introdução ao Controlo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo de Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
85 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
3 |
45 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos com a compreensão da importância do controlo automático nos sistemas técnicos.
Dotar os alunos com os conhecimentos e competências para compreender o funcionamento de um sistema de controlo automático e a função de cada um dos seus diversos componentes.
Dar aos alunos a introdução às principais técnicas e metodologias usadas em controlo automático, em particular as do controlo clássico.
Dar aos alunos conhecimentos sobre controladores PID e a sua sintonia e a capacidade de identificar a necessidade ou a oportunidade da aplicação em processos reais.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os alunos que frequentaram a disciplina com aproveitamento sejam capazes de:
1 - Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado e de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
2 – Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo.
3 - Compreender as noções de estabilidade absoluta/relativa
4 – Compreender as ações básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influência no desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
5 - Saber fazer a afinação de controladores PID pelos vários métodos aprendidos;
6 – Saber usar o programa Matlab/Simulink para analisar e dimensionar sistemas de controlo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1-Revisão de modelação e representação de Sistemas
Função de transferência. Pólos e zeros. Diagramas de blocos.
2-Resposta temporal de Sistemas de 1ª e 2ª ordem. Pólos dominantes. Erro estacionário.
3-O problema do controlo. Sistema em anel aberto e fechado, a sua influência na atenuação de perturbações e ruído, no seguimento e na sensibilidade à variação de parâmetros.
4-Estabilidade
Condições de estabilidade. Método de Routh–Hurwitz.
5–Controladores PID
As ações básicas de controlo: Proporcional, Integral e Derivativa.
Métodos práticos de sintonia de controladores PID: métodos de Ziegler-Nichols e AMIGO.
Sintonia automática de PID pelo método do relé.
Topologias de PID. Colagem do integrador.
Aplicações a sistemas reais.
Bibliografia Obrigatória
Norman S. Nise; Control Systems Engineering, John Wiley & Sons Inc, 2019. ISBN: 978-1119592921
Katsuhiko Ogata; Engenharia de Controle Moderno, Pearson Universidades, 2010. ISBN: 978-8576058106
Phillips, Parr; Feedback Control Systems, Pearson India, 2013. ISBN: 978-9332507609
Gene F. Franklin, J.David Powell, Abbas Emami-Naeini; Feedback Control of Dynamic Systems, Prentice-Hall, 2019. ISBN: 978-1292274522
Karl J. Astrom and Dr. Bjorn Wittenmark; Advanced PID Control, ISA, 2005. ISBN: 978-1556179426
Bibliografia Complementar
Paulo Almeida Felício; Apontamentos sobre Controlo Automático, 2021 (Disponibilizado aos alunos via Moodle)
Paulo Felício; Guias de laboratório (Disponibilizados via Moolde)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórica-Práticas: Introdução dos conceitos com apresentação de exemplos. Resolução de exercícios pelos alunos. A propósito das matérias são fornecidos aos alunos textos de apoio e exercícios que contribuem para a aquisição dos conhecimentos e competências previstos.
Laboratórios: Simulação em computador de sistemas e análise das suas respostas no tempo, através dos programas MATLAB e SIMULINK. Simulação de sistemas com comportamentos semelhantes aos dos existentes em montagens de sistemas físicos existentes no laboratório para experiências de identificação de modelos e controlo desses sistemas.
Experiências de afinação de parâmetros de controladores. Parametrização de controladores industriais.
Software
Matlab
Octave
Simulink
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
33,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
3,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
1 - A avaliação tem duas componentes, uma componente teórico-prática (NTP) e uma componente de laboratório (NLAB).
2 - Para aprovação na UC os alunos devem ser aprovados, isto é ter média igual ou superior a 9,5 nos testes e no laboratório.
3 - Na componente teorico-prática, em vez dos testes o aluno pode optar por ser avaliado por exame.
4 - Haverá dois testes de avaliação, presenciais, que para aprovação requerem nota média superior a 9,5 valores. Esta será designada por nota teórica (NTP).
5 - No laboratório serão feitos testes práticos de avaliação das competências adquiridas na UC, com incidência especial nas matérias leccionadas nas aulas de laboratório.
5 - Em caso de reprovação nos testes (NTP<9,5), prevê-se a possibilidade de prova de recuperação a um dos testes, a realizar na data do primeiro exame.
6 - Prevê-se a possibilidade de provas orais individuais, a efectuar após as outras componentes de avaliação, em casos a decidir pelo responsável da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0.75*NTP + 0.25*NL