Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo de Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTB |
63 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende desenvolver uma visão ampla dos fundamentos da Química, no âmbito da formação científica de base do estudante, essencial para o acompanhamento de unidades curriculares futuras (como sejam os Materiais ou a Bioquímica). Pretende ainda fomentar a capacidade de trabalhar autonomamente.
Resultados de aprendizagem e competências
Nos primeiros capítulos pretende-se que os alunos compreendam como as substâncias são formadas e até que ponto a sua estrutura influencia as propriedades dos respetivos Materiais. São ainda introduzidos os fundamentos da Química Orgânica, que servirão de base à Bioquímica – a Química da vida.
Dá-se um grande relevo ao capítulo de Ácido-base, com especial enfoque em conceitos como soluções tampão e titulações (incluindo espécies polipróticas), dada a sua relevância para a Bioquímica.
São ainda introduzidas noções de Termodinâmica Química, prevendo-se energias libertadas ou absorvidas durante reações, espontaneidades, etc., conceitos igualmente relevantes para a compreensão de reações biológicas.
Por fim abordam-se as reações de Oxidação-Redução e a Eletroquímica, importantes para a Bioquímica, Materiais (corrosão)
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Estrutura atómica e organização dos elementos. Modelo da nuvem eletrónica e tabela periódica dos elementos
- Ligação Química. Escrita de estruturas de Lewis e atribuição de geometrias pela TRPECV
- Nomenclatura de produtos químicos (inorgânicos e orgânicos)
- Noções básicas de Química Orgânica. Isómeros e estereoisómeros
- Forças Intermoleculares
- Reações químicas (irreversíveis e reversíveis) e reações ácido-base.
- Termodinâmica Química
- Reações Oxidação-Redução e eletroquímica
Bibliografia Obrigatória
R. Chang; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 84-481-4527-5
D. Reger, s: Goode, E. Mercer; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. ISBN: 972-31-0773-2
Bibliografia Complementar
A. Carey; Organic Chemistry, McGraw-Hill, 2006. ISBN: 0-07-282837-4
R. Morrison, R. Boyd; Química Orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. ISBN: 0-07-282837-4
A. Streitwieser, C. H. Heathcock, E. M. Kosower; Introduction to Organic Chemistry, Macmillan Publishing Company, 1992. ISBN: 0-02-418170-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pelo facto de não estar previsto no plano de estudos da disciplina a existência de laboratórios, vão-se realizar, sempre que possível, executar pequenas demonstrações na própria sala de aula, de modo que os alunos consigam compreender os fenómenos que estão a estudar. São exemplos disso a construção de uma pilha, a dissolução de dois sais (com libertação e consumo de calor), etc. É fortemente encorajada a resolução de exercícios (individualmente ou em grupo) de uma forma autónoma, fora da sala de aula.
O método de avaliação pode incluir a realização de dois testes, ficando o aluno aprovado caso atinja uma nota média igual ou superior a 9,5 val. O aluno pode, contudo, ser avaliado por exame, ficando aprovado caso a classificação nesta prova seja superior a 9,5 val.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina poderá ser efectuada por:
a) Avaliação contínua: 2 testes
b) Avaliação final por Exame
Fórmula de cálculo da classificação final
a) Avaliação Contínua:
NF = T1 * 0.5 + T2 * 0.5
b) Avaliação por exame: nota do exame